Minério de ferro recua à espera de reuniões na China e fundamentos de mercado mais fracos
![]()
Por Lucas Liew
CINGAPURA, 3 Dez (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro registraram ligeira queda nesta quarta-feira, em meio a sinais de enfraquecimento da demanda, enquanto os investidores aguardavam as próximas reuniões econômicas na China para obter orientação sobre metas de crescimento potencialmente favoráveis.
O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China recuou 0,19%, em 799,5 iuanes (US$113,19) a tonelada.
O minério de ferro de referência para janeiro na Bolsa de Cingapura subiu 0,24%, para US$104,15 a tonelada.
Um comércio macro mais amplo está impulsionando a especulação nos futuros de commodities industriais centrados na China, disse Atilla Widnell, diretor administrativo da Navigate Commodities em Cingapura.
Os investidores estão aguardando sinais sobre as metas de crescimento para o próximo ano da Conferência Central de Trabalho Econômico, que estabelece a agenda anual, e da reunião de dezembro do Politburo.
"Alguns traders estão se posicionando antes desses eventos para aproveitar qualquer possível alta, embora vejamos uma baixa probabilidade de que programas positivos de consumo intensivo de aço sejam anunciados nessas reuniões", acrescentou Widnell.
Os preços do concentrado de minério de ferro em Tangshan, principal centro siderúrgico da China, devem permanecer estáveis no curto prazo, disse o provedor de inteligência de mercado Shanghai Metals Markets (SMM).
A produção de metal quente, um indicador da demanda de minério de ferro, está em tendência de queda, com os fundamentos enfraquecidos pressionando os preços do minério, embora o sentimento permaneça positivo antes das principais reuniões de política, acrescentou a SMM.
Devido a recentes inspeções ambientais mais rigorosas, a produção de ferro-gusa deve continuar a diminuir esta semana, pressionando as matérias-primas, disse a corretora Galaxy Futures.
Ainda assim, os preços do aço chinês devem aumentar em dezembro, impulsionados pela melhoria do ambiente macroeconômico, bem como pela recuperação dos fundamentos do mercado, disse o analista-chefe da consultoria Mysteel, Wang Jianhua.
(Reportagem de Lucas Liew)
0 comentário
Preços mundiais dos alimentos caem pelo terceiro mês em novembro, diz FAO
Minério de ferro encerra semana em baixa devido à melhora na oferta e demanda fraca da China
Comércio dos EUA com a China provavelmente precisa ser menor, diz Greer
Ações da China interrompem três dias de quedas com otimismo sobre chips domésticos
Índices de Wall Street fecham quase estáveis com impulso de apostas de corte do Fed, mas pressionados pela Amazon
Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral