Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada

Publicado em 05/12/2025 08:35

O setor da cebola vem enfrentando uma forte crise desde meados de agosto de 2024, com preços abaixo dos custos de produção, resultando em descapitalização dos produtores e acúmulo de dívidas. Houve fortes incrementos de área em quase todas as regiões produtoras no ano passado, que, unidos à alta produtividade por conta do clima (que em geral foi bastante favorável), resultaram em bruscas quedas nos preços desde praticamente todo o segundo semestre em diante. Em 2025, mesmo que parte dessas áreas tenham novamente recuado, o rendimento foi ainda maior, mantendo a oferta alta – houve também atrasos nas colheitas e sobreposição dos calendários.

A safra do Sul 24/25 já foi de forte recuperação frente à anterior; em Ituporanga (SC), por exemplo, houve recuperação de quase 45% no comparativo com 23/24. O primeiro semestre de 2025 também registrou maior produtividade no Nordeste – com oferta que só não foi mais elevada em função da escassez hídrica em Irecê (BA). O Cerrado, no segundo semestre do ano, teve rendimentos quase 10% superiores em comparação com 2024, assim como em São Paulo. Até houve/continuam ocorrendo momentos de melhoras pontuais dos valores, mas apenas como "voo de galinha" e não suficientes para sanar os prejuízos deixados.

Neste momento, as atenções estão voltadas ao avanço das colheitas da safra no Sul, que inclusive pode ter produção recorde. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário