UE adia propostas para setor automotivo; planos para tarifas de carbono também devem ser adiados

Publicado em 08/12/2025 13:25 e atualizado em 08/12/2025 15:58

Logotipo Reuters

Por Philip Blenkinsop e Kate Abnett

BRUXELAS, 8 Dez - A União Europeia adiou por uma semana o lançamento de propostas para o setor automotivo que podem enfraquecer a proibição de novos carros emissores de CO2 para 2035, confirmou a Comissão Europeia na segunda-feira.

Anteriormente, um esboço da agenda da Comissão visto pela Reuters mostrou que o bloco adiaria a publicação de seu pacote automotivo, juntamente com os planos de ampliar sua tarifa de fronteira de carbono, pioneira no mundo, para incluir máquinas de lavar e outros produtos manufaturados.

Ambos estavam previstos para quarta-feira, mas agora estão marcados para 16 de dezembro.

Um porta-voz da Comissão confirmou a nova data para as propostas automotivas, mas se recusou a confirmar os prazos para as outras políticas.

As negociações continuam enquanto os departamentos da UE lutam por um lugar na agenda para divulgar as propostas até o final do ano.

A política de emissões de carros para 2035 está sendo observada de perto por montadoras e governos, incluindo a Alemanha e a Itália, que querem que a UE permita a continuidade das vendas de híbridos plug-in e carros com motor a combustão que funcionem com os chamados combustíveis neutros em termos de CO2, como os produzidos a partir de plantações ou resíduos.

Em sua forma atual, a medida proibiria efetivamente a venda de novos carros com motor a combustão.

As montadoras europeias afirmam que precisam de flexibilidade na política automotiva de 2035 para lidar com as vendas mais lentas do que o esperado de veículos elétricos e a concorrência acirrada da China.

No entanto, o enfraquecimento da política poderia prejudicar as metas climáticas da UE, uma vez que isso significaria mais carros com emissão de CO2 nas estradas europeias até 2050, quando a UE se comprometeu a atingir emissões líquidas zero em toda a sua economia.

Algumas autoridades da UE sugeriram que as propostas sobre automóveis poderiam ser adiadas ainda mais, para 2026.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário