Volta das chuvas ajuda desenvolvimento do milho verão pelo Brasil
![]()
As atividades nas lavouras de milho primeira safra seguem avançando pelo Brasil. De acordo com dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último sábado (13), 77,5% das áreas de verão já haviam sido semeadas.
O índice subiu dos 71,3% registrados até a semana passada, e fica a frente dos 75% do mesmo período de 2024 e a frente dos 70,3% da média dos últimos cinco anos.
Paraná e São Paulo já finalizado as atividades, seguidos por Santa Catarina (99,7%), Minas Gerais (97%), Rio Grande do Sul (90%), Bahia (86%), Goiás (80%), Piauí (8%) e Maranhão (6%).
Até aqui, 7,5% das áreas ainda estão em emergência, 53,2% avançaram para desenvolvimento vegetativo, 22,9% estão em floração, 14,2% avançaram para enchimento de grãos e 2,2% já chegaram na maturação.
Os técnicos da Conab destacam que as chuvas favoreceram o desenvolvimento das lavouras em diversos estados como Minas Gerais, Paraná, Bahia e São Paulo.
As precipitações ocorridas também melhoraram o armazenamento hídrico no rio Grande do Sul, mas áreas que sofreram estresse hídrico não tiveram uma polinização satisfatória.
No Piauí, Maranhão e Pará, o plantio avança acompanhando a ocorrência das precipitações.
0 comentário
Petróleo e trigo pesam e cotações do milho fecham terça-feira com quedas em Chicago
Deral indica bom desenvolvimento do milho no Paraná
Cotações do milho renovam mínimas em Chicago ao longo desta terça-feira
Imea estima aumento no plantio de milho em Mato Grosso, mas produção menor
Volta das chuvas ajuda desenvolvimento do milho verão pelo Brasil
Baixa nas exportações e fraqueza do trigo pressionam cotações do milho em Chicago