HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuvas intensas atingem a divisa de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo nesta quarta-feira, alerta o Inmet

Publicado em 17/12/2025 10:27 e atualizado em 17/12/2025 12:17
Semana pré-Natal terá chuvas volumosas no Sudeste e ocorrência de geada atípica no Sul

Logotipo Notícias Agrícolas

A uma semana do Natal, o clima no Brasil apresenta contrastes marcantes, com previsão de chuvas intensas no Sudeste e Centro-Oeste e frio fora de época na Região Sul. Nas próximas 24 horas, os maiores volumes devem se concentrar na divisa entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com acumulados de até 90 milímetros.

Imagem1

Devido à intensidade, o Inmet emitiu um alerta vermelho para diversas áreas, incluindo a Zona da Mata (MG) e as regiões Norte, Sul e Metropolitana do Rio de Janeiro.

Imagem2

Para os próximos sete dias, a chuva ganha força na fronteira entre Mato Grosso e Pará, podendo acumular entre 150mm e 200mm até a véspera de Natal, com volumes significativos também esperados para Rondônia, Amazonas, Goiás, Tocantins e Maranhão.

Em contrapartida, grande parte do Nordeste, além de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina devem ter uma semana mais seca, com chuvas abaixo de 30 milímetros. A exceção no Sul é o extremo sul do Rio Grande do Sul, que pode receber entre 100 mm e 150 mm.

Imagem3

A grande surpresa para a época é o frio tardio, que ocorre a poucos dias do início oficial do verão (21 de dezembro). Segundo informações da Climatempo, após a passagem de uma frente fria, uma massa de ar polar derrubou as temperaturas, trazendo possibilidade de geada nesta quarta-feira (17) nas serras gaúcha e catarinense. Cidades como Urupema (SC) e Bom Jesus (RS) amanheceram com mínimas de 6°C e 7°C, respectivamente, valores cerca de 5°C inferiores à média climatológica para dezembro. Apesar do amanhecer gelado, a amplitude térmica será alta, com tardes agradáveis e elevação gradual das temperaturas até sábado (20).

Imagem4

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ericson Cunha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário