Chuvas intensas atingem a divisa de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo nesta quarta-feira, alerta o Inmet
![]()
A uma semana do Natal, o clima no Brasil apresenta contrastes marcantes, com previsão de chuvas intensas no Sudeste e Centro-Oeste e frio fora de época na Região Sul. Nas próximas 24 horas, os maiores volumes devem se concentrar na divisa entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com acumulados de até 90 milímetros.
![]()
Devido à intensidade, o Inmet emitiu um alerta vermelho para diversas áreas, incluindo a Zona da Mata (MG) e as regiões Norte, Sul e Metropolitana do Rio de Janeiro.
![]()
Para os próximos sete dias, a chuva ganha força na fronteira entre Mato Grosso e Pará, podendo acumular entre 150mm e 200mm até a véspera de Natal, com volumes significativos também esperados para Rondônia, Amazonas, Goiás, Tocantins e Maranhão.
Em contrapartida, grande parte do Nordeste, além de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina devem ter uma semana mais seca, com chuvas abaixo de 30 milímetros. A exceção no Sul é o extremo sul do Rio Grande do Sul, que pode receber entre 100 mm e 150 mm.
![]()
A grande surpresa para a época é o frio tardio, que ocorre a poucos dias do início oficial do verão (21 de dezembro). Segundo informações da Climatempo, após a passagem de uma frente fria, uma massa de ar polar derrubou as temperaturas, trazendo possibilidade de geada nesta quarta-feira (17) nas serras gaúcha e catarinense. Cidades como Urupema (SC) e Bom Jesus (RS) amanheceram com mínimas de 6°C e 7°C, respectivamente, valores cerca de 5°C inferiores à média climatológica para dezembro. Apesar do amanhecer gelado, a amplitude térmica será alta, com tardes agradáveis e elevação gradual das temperaturas até sábado (20).
![]()
0 comentário
Previsão do tempo: São Luís entra em alerta e frio continua no Sul 14/05/2026
Área entre o norte do Rio Grande do Sul e sul do Paraná segue com alerta para possibilidade de geada
Frente fria muda o tempo no Sudeste e leva chuva para parte da região
Tempo seco prevalece na região Norte do país, mas norte do Pará pode ter de chuva
Nordeste entra em alerta para chuva extrema no Maranhão
TEMPO & CLIMA - EDIÇÃO 13/05/2026