Núcleo da inflação no Japão sobe 3% em novembro e permanece acima da meta
![]()
Por Leika Kihara
TÓQUIO, 19 Dez (Reuters) - O núcleo do índice de preços ao consumidor do Japão subiu 3,0% em novembro na base anual, mostraram dados nesta sexta-feira, ficando acima da meta de 2% do banco central pelo 44º mês consecutivo.
O Banco do Japão elevou a taxa de juros nesta sexta-feira para níveis nunca vistos em três décadas e sinalizou sua disposição para novos aumentos, dando mais um passo histórico para encerrar décadas de enorme apoio monetário e custos de empréstimos próximos de zero.
O aumento no núcleo do índice de preços ao consumidor, que exclui os preços voláteis de alimentos frescos, ficou em linha com a expectativa do mercado e repetiu a taxa de outubro.
Um índice que exclui os custos voláteis de alimentos frescos e combustíveis, que é observado de perto pelo banco central como um indicador melhor das tendências de preços subjacentes, aumentou 3,0% em novembro na base anual, em comparação com um aumento de 3,1% em outubro.
O Banco do Japão encerrou um programa de estímulo radical de uma década no ano passado e elevou a taxa de juros de curto prazo em janeiro, considerando que o Japão estava prestes a atingir de forma sustentável sua meta de inflação de 2%.
(Reportagem de Leika Kihara)
0 comentário
ICL e Agroadvance lançam pós em Nutrologia Vegetal com foco em antecipar decisões no campo
Popularidade de Trump sobe, mas perspectivas para republicanos pioram, mostra pesquisa Reuters/Ipsos
Apesar de cota, Brasil deve seguir atendendo ao avanço da demanda chinesa por carne bovina
BOA TARDE AGRONEGÓCIO - Exportações de milho reagindo no BR; café subindo em NY
Importações de fertilizantes perdem ritmo e ficam 26% abaixo de setembro de 2025
Importações de nitrogenados caem e acendem alerta para estoques no Brasil