HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Corredor de umidade traz chuvas intensas para sete estados e acumulados chegam a 70mm em 24h

Publicado em 19/12/2025 10:22
Chuvas podem chegar a 200mm no extremo Sul do RS

Logotipo Notícias Agrícolas

O inverno amazônico, condição que favorece a permanência das chuvas na região Norte do país, influencia a formação de um corredor de umidade que abrange os estados do Amazonas, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Tocantins e Goiás. Em algumas regiões paraenses e maranhenses, o acumulado deve chegar a 70 milímetros (mm) já nas próximas 24 horas. Por outro lado, na maior parte do Nordeste não há previsão de chuva imediata, cenário que se repete em quase todo o Sul do país.

WhatsApp Image 2025-12-19 at 08.52.34

No acumulado para os próximos sete dias, a região Norte, com exceção de Roraima, terá precipitações expressivas, que podem chegar a 200mm. No entanto, boa parte do Nordeste, Sudeste e Sul receberá poucos volumes, não devendo passar de 40mm na maioria dessas localidades. A grande exceção fica para o Rio Grande do Sul. Ao longo da próxima semana, o estado deve receber acumulados significativos, que podem atingir a marca de 200mm no extremo sul gaúcho.

WhatsApp Image 2025-12-19 at 08.53.16

Aviso de: Chuvas Intensas
Grau de severidade: Perigo
Início: 19/12/2025 09h00min
Fim: 20/12/2025 09h00min

Riscos Potenciais:

INMET publica aviso iniciando em: 19/12/2025 09:00. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas..

Áreas Afetadas:

Centro Goiano, Leste Goiano, Sudeste Paraense, Ocidental do Tocantins, Oeste Maranhense, Sul Goiano, Nordeste Mato-grossense, Oriental do Tocantins, Norte Mato-grossense, Sudoeste Paraense, Leste Maranhense, Norte Goiano, Sul Maranhense, Centro Amazonense, Sudoeste Amazonense, Sul Amazonense, Noroeste Goiano, Centro Maranhense, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Norte Maranhense, Nordeste Paraense, Norte Amazonense, Baixo Amazonas, Sudeste Mato-grossense, Sudoeste Piauiense, Leste Rondoniense, São José do Rio Preto, Marajó, Centro-Sul Mato-grossense

WhatsApp Image 2025-12-19 at 10.06.31

Região Sudeste: Minas Gerais e Rio de Janeiro

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrências de enxurradas urbanas, extravasamento de córregos, alagamento em áreas rebaixadas e com drenagem deficiente, nas Regiões Geográficas Intermediárias de Juiz de Fora e Belo Horizonte, em Minas Gerais (MG), e Petrópolis no estado de Rio de Janeiro (RJ) (em amarelo, na Figura abaixo); devido  à previsão de formação de tempestades com potencial para pancadas de chuva de forte intensidade localmente. O CEMADEN mantém monitoramento contínuo e poderá, caso haja alteração do cenário de risco, emitir alertas para as regiões contempladas com risco baixo na previsão.

0001

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ericson Cunha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário