Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025

Publicado em 19/12/2025 11:08

Dados da Scanntech mostram que, em novembro, o preço médio do arroz caiu expressivos -34,5% na comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto o feijão ficou -13,1% mais barato. Ainda assim, o consumo seguiu em retração: as vendas em unidades recuaram -1,7% para o arroz e -3,9% para o feijão, uma dinâmica recorrente ao longo de todo o ano de 2025.

Apesar da expressiva retração de 28,6% no preço médio, na comparação entre novembro de 2025 e o mesmo mês de 2024, o consumo recuou 2,7% em unidades, contribuindo diretamente para o segundo pior desempenho de faturamento da cesta de mercearia básica ao longo de 2025.

A tendência também aparece na análise de novembro versus outubro, quando o arroz teve redução de -2,2% de preço, com recuo de -2,7% nas vendas em unidades, comparado ao mês anterior. No mesmo período, o feijão registrou leve alta de preço (+0,9%) e uma queda ainda mais intensa nas unidades vendidas (-4%).

Mais do que um movimento pontual, os dados reforçam uma mudança estrutural no comportamento do consumidor. A redução do tamanho das famílias, a urbanização, rotinas cada vez mais aceleradas e a busca por praticidade, além das tendências de saudabilidade, são fatores que podem ajudar a explicar essa transformação.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Scanntech

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário