Confiança do consumidor do Brasil atinge em dezembro nível mais alto em um ano, mostra FGV
![]()
SÃO PAULO, 22 Dez (Reuters) - Os consumidores brasileiros mostraram expectativas melhores em dezembro e a confiança atingiu o patamar mais elevado em um ano, mostraram dados da Fundação Getulio Vargas divulgados nesta segunda-feira.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve no último mês do ano alta de 0,4 ponto e foi a 90,2 pontos, maior nível desde dezembro de 2024 (91,3 pontos). Foi o quarto aumento seguido do indicador.
O resultado do ICC foi influenciado pelo aumento de 1,4 ponto do Índice de Expectativas (IE), a 95,2 pontos, maior nível desde dezembro de 2024 (97,6 pontos).
Por outro lado, o Índice de Situação Atual (ISA) recuou 1,4 ponto no mês, atingindo 83,4 pontos, após duas altas consecutivas.
"Entre as faixas de renda, o avanço da confiança foi mais expressivo entre os consumidores de menor renda. Nos últimos meses, a evolução do ICC vem sendo impulsionada sobretudo pelas expectativas, enquanto os indicadores de situação atual sugerem um quadro ainda desafiador para as famílias", disse Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE.
"Tais resultados refletem um consumidor menos pessimista, apoiado por um mercado de trabalho aquecido e maior poder de compra, enquanto as restrições financeiras associadas aos elevados níveis de endividamento e inadimplência continuam pressionando o orçamento", completou.
(Por Camila Moreira)
0 comentário
Arrecadação federal soma R$226,8 bi em novembro, interrompe desaceleração e bate recorde no mês
ANP autoriza início da produção na P-78 no campo de Búzios
Wall Street sobe com recuperação do setor de tecnologia
Economia da China cresceu abaixo de 3% em 2025, metade da meta oficial, diz Rhodium Group
Brasil teve 2025 marcado pelo choque de juros, atenção às contas públicas e apoio fundamental do agro
Dados do FMI mostram estabilização de fatia do dólar nas reservas globais