Agroindústria tem ligeira alta de 0,8% em outubro de 2025, ao comparar com o mesmo mês do ano passado, revela o FGVAgro
O volume de produção agroindustrial teve leve expansão de 0,8% em outubro de 2025, frente ao mesmo período do ano passado, é o que revela os dados da pesquisa sobre o Índice de Produção Agroindustrial (PIMAgro) do FGVAgro.
Ao avaliar as categorias, os Produtos Alimentícios e Bebidas tiveram alta de 4,3%, devido à expansão generalizada entre todos os setores de Produtos Alimentícios (5,3%), compensando inclusive a contração no setor de Bebidas (-1,0%). É importante destacar que nessa subcategoria a queda não é reflexo dos casos de intoxicação por metanol, pois o setor já estava apresentando contração, antes mesmo desses incidentes.
Já a área de Produtos Não Alimentícios contraiu 3,1% e só não teve desempenho ainda mais negativo por conta do setor de Insumos Agropecuários, o qual registrou alta de 2,3%, refletindo a melhora da relação de troca entre alguns fertilizantes e os produtos da 2ª safra e das culturas de inverno.
Com o resultado do mês, a variação acumulada entre janeiro e outubro de 2025 foi de 0,0%, zerando as perdas do ano. Com isso, o cenário-base ainda é de leve crescimento para a Agroindústria em 2025, mas algo muito próximo da estabilidade.
0 comentário
Vendas nominais no varejo devem subir até fevereiro de 2026, aponta IDV
Fundepag incentiva debate e aprofunda conceitos sobre agricultura regenerativa
Gestão de caixa e isenção de IR levam produtor de MT ao mercado financeiro
Mercado de olericultura aquecido impulsiona busca por soluções mecanizadas e produtividade
Motores YANMAR impulsionam o transporte fluvial na Amazônia
MBRF conclui maior captação de sua história, de R$ 2,375 bilhões, e alonga perfil de endividamento até 2055