Agroindústria tem ligeira alta de 0,8% em outubro de 2025, ao comparar com o mesmo mês do ano passado, revela o FGVAgro
O volume de produção agroindustrial teve leve expansão de 0,8% em outubro de 2025, frente ao mesmo período do ano passado, é o que revela os dados da pesquisa sobre o Índice de Produção Agroindustrial (PIMAgro) do FGVAgro.
Ao avaliar as categorias, os Produtos Alimentícios e Bebidas tiveram alta de 4,3%, devido à expansão generalizada entre todos os setores de Produtos Alimentícios (5,3%), compensando inclusive a contração no setor de Bebidas (-1,0%). É importante destacar que nessa subcategoria a queda não é reflexo dos casos de intoxicação por metanol, pois o setor já estava apresentando contração, antes mesmo desses incidentes.
Já a área de Produtos Não Alimentícios contraiu 3,1% e só não teve desempenho ainda mais negativo por conta do setor de Insumos Agropecuários, o qual registrou alta de 2,3%, refletindo a melhora da relação de troca entre alguns fertilizantes e os produtos da 2ª safra e das culturas de inverno.
Com o resultado do mês, a variação acumulada entre janeiro e outubro de 2025 foi de 0,0%, zerando as perdas do ano. Com isso, o cenário-base ainda é de leve crescimento para a Agroindústria em 2025, mas algo muito próximo da estabilidade.
0 comentário
Greve paralisa embarques agrícolas da Argentina
Falece ex-ministro interino do Mapa e criador de Brahman José Amauri Dimarzio
Etanol inicia fevereiro quase 2,5% mais caro; gasolina também avança, aponta Edenred Ticket Log
Trabalhadores marítimos iniciam greve de 48 horas na Argentina contra reforma trabalhista
Ação da Bayer recua diante de acordo sobre litígio relacionado ao Roundup
Ano do Cavalo: China foca estímulo ao consumo interno, revitalização rural e fortalecimento nas relações com os EUA