Mercado de olericultura aquecido impulsiona busca por soluções mecanizadas e produtividade
A olericultura brasileira registrou movimentação intensa no acumulado de janeiro a outubro de 2025 conforme dados mais recentes do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume total de hortigranjeiros comercializado nas principais centrais de abastecimento do país chegou a 5,59 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 1,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os destaques, o setor de frutas apresentou bons resultados nas exportações, com avanço de 25,1% nos embarques entre janeiro e outubro, totalizando 998,2 mil toneladas.
Esse cenário interfere no ciclo de hortaliças de verão, como melancia, pimentão e tomate, e considera as particularidades regionais, como a produção de beterraba no Sul e de melões no Nordeste. Para apoiar o plantio neste período e garantir maior eficiência no campo, a tecnificação das lavouras tem sido a estratégia adotada por pequenos e médios produtores. A Agritech, pioneira na indústria nacional voltada à agricultura familiar, oferece máquinas adequadas para impulsionar o trabalho do produtor rural nessa fase.
Equipamentos sob medida para Agricultura Familiar
O gerente de Vendas e Marketing da Agritech, César Roberto Guimarães de Oliveira, destaca que a empresa oferece o modelo 1155 Plus para atender a diversas culturas e executar múltiplas funções. O trator conta com até 49 variações das versões já existentes, como cafeeiro, parreira, arrozeiro e cultivo, o que garante versatilidade e alto padrão de qualidade. Com motor de 42 cv e alavanca de câmbio lateral, o equipamento conta com capacidade hidráulica para 1.500 kg. Este equipamento diferencia-se pelo menor raio de giro do mercado, com apenas 2.250 mm, característica que oferece agilidade nas manobras em espaços reduzidos e contribui para melhores resultados operacionais.
“A linha 1155 funciona como uma ferramenta versátil capaz de suprir as necessidades da agricultura familiar e otimizar a mão-de-obra. A aquisição representa um investimento que retorna ao agricultor sob a forma de rentabilidade e aumento real da produtividade”, diz Oliveira.
Já o modelo 1185 Fruteiro, lançado em agosto deste ano, foi desenvolvido especificamente para superar os desafios da fruticultura, segmento que exige equipamentos com características técnicas precisas. O trator possibilita o acoplamento de pulverizadores que demandam diâmetros determinados de turbina e volumes específicos de calda, o que assegura cobertura uniforme e eficiência na aplicação em pomares. Equipado com motor Yanmar de quatro cilindros turbo, o trator possui tanque de combustível de 80 litros e sistema de levante hidráulico de 2.200 kg na rótula, oferecendo força para diferentes operações.
"Ao olharmos para as necessidades dos produtores de norte a sul do Brasil, reafirmamos o compromisso em desenvolver tecnologias que facilitem o dia a dia rural, consolidando a Agritech como a marca da família do campo", conclui Oliveira.
0 comentário
Greve paralisa embarques agrícolas da Argentina
Falece ex-ministro interino do Mapa e criador de Brahman José Amauri Dimarzio
Etanol inicia fevereiro quase 2,5% mais caro; gasolina também avança, aponta Edenred Ticket Log
Trabalhadores marítimos iniciam greve de 48 horas na Argentina contra reforma trabalhista
Ação da Bayer recua diante de acordo sobre litígio relacionado ao Roundup
Ano do Cavalo: China foca estímulo ao consumo interno, revitalização rural e fortalecimento nas relações com os EUA