Produção manufatureira dos EUA fica inalterada em novembro
![]()
WASHINGTON, 23 Dez (Reuters) - A produção manufatureira dos Estados Unidos permaneceu inalterada em novembro, depois de ter caído em outubro, uma vez que a produção de veículos automotores caiu após o vencimento de créditos fiscais para veículos elétricos.
A leitura seguiu-se a uma queda de 0,4% em outubro, informou o Federal Reserve nesta terça-feira. Economistas consultados pela Reuters previam que a produção do setor, que responde por 10,1% da economia, permaneceria inalterada.
Em novembro, a produção nas fábricas aumentou 1,9% em relação ao ano anterior. A divulgação dos dados foi adiada pela paralisação de 43 dias do governo federal.
A produção de veículos automotores diminuiu 1,0%, depois de ter caído 5,1% em outubro. As vendas de veículos automotores aumentaram no terceiro trimestre, pois os consumidores correram para comprar veículos elétricos antes do vencimento dos créditos fiscais em 30 de setembro.
Excluindo veículos automotores, a produção das fábricas aumentou 0,1% em novembro, depois de ter caído 0,1% no mês anterior.
O setor de manufatura tem enfrentado as tarifas do presidente Donald Trump, que pesam sobre as fábricas que dependem de materiais importados, mas impulsionam segmentos como o de metais primários, que enfrentaram forte concorrência estrangeira.
Trump defendeu as tarifas como necessárias para reavivar a base industrial dos EUA, que há muito tempo está em declínio, mas uma melhoria ainda não se materializou.
A produção de mineração aumentou 1,7%, após queda de 0,8% em outubro. A produção industrial geral cresceu 0,2%, depois de ter caído 0,1% em outubro. Em novembro, a produção industrial avançou 2,5% em base anual.
(Reportagem de Lucia Mutikani)
0 comentário
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde
Dólar se firma em baixa ante o real após Bolsonaro cancelar entrevista
Indonésia prevê a assinatura de um acordo tarifário com os EUA em janeiro e afirma que todas as questões foram resolvidas
Confiança do consumidor dos EUA se deteriora em dezembro
Wall St tem pouca movimentação com alta de rendimentos de títulos após dados do PIB