Bolsonaro confirma em carta Flávio como seu candidato

Publicado em 25/12/2025 10:37 e atualizado em 25/12/2025 11:48

Logotipo Reuters

SÃO PAULO, 25 Dez (Reuters) - Jair Bolsonaro confirmou em carta redigida à mão que escolheu seu filho mais velho, Flávio, como seu indicado para pré-candidato à Presidência nas eleições de outubro do ano que vem, segundo documento distribuído à imprensa do lado de fora do hospital em Brasília onde o ex-presidente está internado para uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral a ser realizada nesta quarta-feira.

"Tomo a decisão de indicar o Flávio Bolsonaro como pré-candidato a presidência da república em 2026", diz o texto, que foi lido por Flávio do lado de fora do hospital e distribuído online por sua assessoria.

O nome de Flávio já havia sido indicado por Bolsonaro há exatos 20 dias, quando o próprio senador pelo PL disse que foi escolhido pelo pai, que foi condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.

A notícia de que Bolsonaro escolheu o filho mais velho como candidato à Presidência em 2026 derrubou mercados no Brasil na ocasião, fazendo as taxas dos DIs dispararem mais de 50 pontos-base e o dólar subir perto de 3% ante o real, enquanto o Ibovespa despencou mais de 4%.

Investidores esperavam que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fosse indicado, mas ele voltou a citar lealdade a Bolsonaro e disse três dias depois do primeiro anúncio sobre a escolha do candidato que apoiará a indicação de Flávio.

O próprio Flávio, porém, disse que poderia desistir da candidatura dois dias depois do primeiro anúncio de sua indicação, mas que isso "teria um preço".

A família Bolsonaro e seus aliados têm buscado apoio para a aprovação no Congresso de uma anistia para os envolvidos direta e indiretamente nos ataques ocorridos em Brasília em 8 de janeiro de 2023, onde as sedes dos Três Poderes foram depredadas por uma multidão de apoiadores insatisfeitos com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na eleição de 2022.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário