Minério de ferro termina semana em leve baixa na China com aumento de estoques

Publicado em 26/12/2025 08:36

Logotipo Reuters

Por Ruth Chai

CINGAPURA, 26 Dez (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro subiram nesta sexta-feira, depois que a China anunciou que continuaria com seus planos de licenciamento de exportação, mas, em última análise, encerraram a semana em leve baixa, com o aumento dos estoques e o arrefecimento da demanda.

Os estoques totais de minério de ferro nos portos chineses subiram 2,26% em relação à semana anterior, para cerca de 148,8 milhões de toneladas, em 26 de dezembro, de acordo com dados da SteelHome.

O contrato maio, o mais negociado na bolsa de Dalian, terminou em alta de 0,71%, a 783 iuanes (US$111,74) a tonelada métrica.

Mas terminou a semana em baixa de 0,06%.

A China anunciou nesta sexta-feira que continuará a regular a produção de aço bruto e a proibir a adição de novas capacidades ilegais de 2026 a 2030.

Isso ocorre depois de o presidente da Federação de Ferro e Aço do Japão, Tadashi Imai, ter dito na quinta-feira que o sistema de licenciamento não seria uma contramedida muito eficaz para lidar com essas questões.

O Japão, o segundo maior exportador de aço do mundo, criticou as empresas chinesas por receberem subsídios do governo que incentivam a superprodução e as exportações a preços baixos, piorando as condições do mercado global.

O mercado imobiliário da China, que costumava ser o maior consumidor de aço, vem enfrentando um declínio persistente desde meados de 2021, com queda nos preços das casas e redução nas vendas.

O país anunciou um sistema de licenciamento em 12 de dezembro com o objetivo de regular as exportações de aço em um esforço para estabilizar os preços.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário