HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta

Publicado em 26/12/2025 12:28 e atualizado em 26/12/2025 14:04

A moagem total de cana na safra 2025-2026 nas regiões Norte e Nordeste até 30 de novembro somou 32,5 milhões de toneladas, volume 9,4% abaixo dos 35,9 milhões de toneladas processados no mesmo período da safra anterior. A queda, que reflete o desempenho tanto no Norte quanto no Nordeste, é baseada em dados fornecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e compilados pela Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio).

Para o presidente da NovaBio, Renato Cunha, o cenário reflete desafios estruturais e conjunturais da safra atual: “Os números mostram uma safra mais curta até o momento, especialmente no Nordeste, mas também evidenciam a resiliência do setor, com destaque para o direcionamento e crescimento do etanol anidro, fundamental para a matriz energética e para o cumprimento das metas de descarbonização”, avalia.

Retração

Na Região Norte, a moagem recuou 10,9%, passando de 7,1 milhões para 6,3 milhões de toneladas até 30 de novembro, enquanto no Nordeste a queda foi de 9,1%, de 28,7 milhões para 26,1 milhões de toneladas. O menor volume de cana processada refletiu diretamente na produção de açúcar, que apresentou redução de 24% no total das duas regiões, com 1,66 milhão de toneladas produzidas frente às 2,18 milhões de toneladas do ciclo anterior.

No etanol, o desempenho foi heterogêneo entre os produtos. A produção total nas regiões Norte e Nordeste alcançou 1,38 milhão de metros cúbicos, queda de 7,8% em relação à safra passada. O etanol hidratado foi o principal responsável pelo recuo, com redução de 11,3% no acumulado até 30 de novembro. Em contrapartida, o etanol anidro apresentou maior resiliência, encerrando o período praticamente estável, com leve queda de 2,0% no consolidado regional e crescimento de 5,1% no Nordeste, evidenciado uma mudança no perfil produtivo da safra atual

Os dados de ATR – Açúcar Total Recuperável, principal indicador de qualidade da cana-de-açúcar, também refletem o impacto da menor moagem. O ATR total nos produtos finais caiu 15,3% nas regiões Norte e Nordeste, com o indicador por tonelada de cana recuando 6,5% no consolidado regional, pressionado principalmente pelo desempenho do Nordeste, que registrou queda de 9,6%, enquanto a Região Norte apresentou avanço de 6,1%.

No comparativo entre estimativa e realização da safra 2025-2026, até o fim de novembro o setor alcançou 55% da moagem estimada de cana-de-açúcar no total das regiões. A Região Norte apresentou execução mais avançada, com 88,3% da estimativa, enquanto o Nordeste atingiu 50,4%. No etanol total, o índice de realização foi de 54,5% no consolidado regional, com destaque para o Norte, que já alcançou 96,4% da estimativa prevista para o período.

Estoques de etanol

Os estoques físicos de etanol nas Regiões Norte e Nordeste também apresentaram queda relevante na comparação entre as safras. Na posição até 30 de novembro de 2025, o estoque total somou 326,2 mil metros cúbicos, recuo de 28,9% em relação aos 458,7% mil metros cúbicos registrados na mesma data de 2024. O etanol anidro apresentou redução de 25,4%, enquanto o hidratado teve queda ainda mais acentuada, de 31,5%.

Segundo a NovaBio, os dados reforçam a necessidade de acompanhar com cautela a evolução da safra nos próximos meses, considerando fatores climáticos, operacionais e de mercado que seguem influenciando o desempenho do setor sucroenergético nas regiões Norte e Nordeste.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
NOVABIO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário