Dólar sobe no Brasil em dia de liquidez reduzida nos mercados
![]()
SÃO PAULO, 29 Dez (Reuters) - O dólar opera em leve alta no Brasil nesta manhã de segunda-feira, em sessão marcada pela liquidez reduzida nos mercados internacionais por conta das festas de fim de ano.
Às 9h55, o dólar à vista subia 0,31%, a R$5,5622 na venda.
Na B3, o contrato de dólar futuro para janeiro -- atualmente o mais líquido no Brasil -- avançava 0,23%, a R$5,5595.
O menor volume de negociações no mercado limita os movimentos do câmbio e demais ativos domésticos no início da última semana do ano.
"O mercado está com a liquidez comprometida. O ambiente nestes três dias vai ser favorável a volatilidade por conta disso", disse o diretor da assessoria FB Capital, Fernando Bergallo, acrescentando que as atenções dos agentes, agora, se voltam para a ata da última reunião de política monetária do FOMC, que será publicada amanhã.
Nesse contexto, no exterior, o dólar sustenta ganhos ante as principais divisas, mas recua ante pares do real como o peso mexicano.
Às 9h55, o índice do dólar -- que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas -- subia 0,09%, a 98,120.
Na agenda econômica doméstica, mais cedo, a pesquisa Focus mostrou que analistas consultados pelo Banco Central voltaram a reduzir marginalmente suas expectativas para a inflação neste ano e no próximo.
Os economistas reduziram a estimativa para o IPCA em 2025 a 4,32%, de 4,33% estimados há uma semana, no que foi o sétimo corte consecutivo da projeção. Para 2026, a expectativa teve a sexta queda consecutiva, para uma mediana de 4,05%, de 4,06% na semana anterior.
Também pela manhã, a Fundação Getulio Vargas (FGV) informou que o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) teve variação negativa de 0,01% em dezembro, encerrando o ano com queda acumulada de 1,05%.
(Por Igor Sodré)
0 comentário
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados
Taxas dos DIs ficam estáveis em dia com baixa liquidez
Ações europeias marcam novo recorde de fechamento com tecnologia e produtos básicos impulsionando ganhos
Governo central registra déficit primário maior que o esperado em novembro