Emater/RS-Ascar tem ISO 9001:2015 renovada
Há 23 anos, em 19 de dezembro de 2002, a Emater/RS-Ascar conquistou a certificação ISO 9001 para seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), focado na padronização e melhoria contínua de processos, sendo a primeira empresa do setor de classificação de produtos vegetais a ostentar o selo ISO 9001 no Brasil. “Isso demonstra nosso compromisso com a qualidade e conformidade com as normas nas 22 unidades de classificação da Emater pelo Estado”, avalia o gerente de Classificação e Certificação (GCC) da Emater/RS-Ascar, Mateus Rocha, no último dia 11, durante Reunião de Abertura da Auditoria Externa Periódica do Sistema de Gestão da Qualidade – ISO 9001:2015, no prédio do Escritório Central da Instituição, em Porto Alegre.
Da Emater/RS-Ascar, participaram da Abertura da Auditoria Externa o chefe de Gabinete Paulo Mantovani, representando o presidente Luciano Schwerz; a assessora da Diretoria Técnica Patrícia Fogaça Fernandes, representando o diretor técnico Claudinei Baldissera; a gerente e o adjunto de Administração Patrimonial, Clair Ruwer e Jorge Siebert; o gerente de Tecnologia da Informação, Diogo Coradini, a adjunta de Recursos Humanos, Roberta Fogaça; a jornalista da Gerência de Comunicação, Adriane Bertoglio Rodrigues; o gerente e o adjunto da GCC, Mateus Soares da Rocha e Gilceu Antonio Cippolat, o coordenador do Núcleo de Certificação de Produtos da GCC e gerente da Qualidade ISO 9001, Filipi Fagundes dos Santos; Fabiana Eckhardt, do Núcleo Laboratorial (NLB); e Lucas Hattje, da Unidade de Classificação (UCL) de Porto Alegre.
QUALIDADE E CREDIBILIDADE
“O objetivo da Auditoria Externa Periódica de manutenção é avaliar a conformidade dos processos e serviços abrangidos pelo escopo do certificado”, destaca o auditor da DNV Business Assurance Avaliações e Certificações Brasil Ltda (DNV), Fabiano Pereira da Silva, que tem como atribuições verificar a aderência dos processos ao Manual da Qualidade e identificar oportunidades de melhoria no sistema. Durante a manhã, o auditor avaliou a documentação e realizou entrevistas com os profissionais envolvidos, incluindo gerências, o Núcleo Laboratorial de Porto Alegre e a Unidade de Classificação (UCL) de Rio Grande, na sexta-feira (12/12), que integram a GCC da Emater/RS-Ascar.
O auditor esteve acompanhado do classificador Filipi Fagundes dos Santos, coordenador do Núcleo de Certificação de Produtos da GCC e gerente da Qualidade ISO 9001. Para Fagundes, a certificação reforça a credibilidade e a confiança que os clientes têm nos serviços prestados pela Emater/RS-Ascar. “A renovação do certificado de qualidade na ISO 9001, versão 2015, confirma que estamos em um processo contínuo de melhoria, buscando novas tecnologias de gestão para atender aos clientes e parceiros”.
O certificado de qualidade da Emater/RS-Ascar abrange a prestação de serviços de Classificação de Produtos Vegetais (análises físicas e físico-químicas) destinados à Alimentação Humana, e acompanhamento de Nacionalização de Produtos, Exportação e Compras do Poder Público; e Controle da Qualidade da Matéria-prima no Embarque ou Desembarque, tornando o processo mais transparente.
De acordo com o gerente adjunto da GCC, Gilceu Antonio Cippolat, a auditoria externa demonstra a evolução de um sistema de gestão e contribui para a implantação de melhorias que permitem atender melhor os clientes.
“Em resumo, a ISO 9001 na Emater/RS-Ascar é a validação de que seus importantes serviços de classificação de produtos seguem os mais altos padrões de qualidade e gestão, beneficiando toda a cadeia produtiva do Rio Grande do Sul”, destaca Fagundes.
0 comentário
Greve paralisa embarques agrícolas da Argentina
Falece ex-ministro interino do Mapa e criador de Brahman José Amauri Dimarzio
Etanol inicia fevereiro quase 2,5% mais caro; gasolina também avança, aponta Edenred Ticket Log
Trabalhadores marítimos iniciam greve de 48 horas na Argentina contra reforma trabalhista
Ação da Bayer recua diante de acordo sobre litígio relacionado ao Roundup
Ano do Cavalo: China foca estímulo ao consumo interno, revitalização rural e fortalecimento nas relações com os EUA