Indústria da zona do euro aprofundou contração no final do ano, mostra PMI
![]()
Por Indradip Ghosh
BENGALURU, 2 Jan (Reuters) - A atividade das fábricas da zona do euro aprofundou sua contração em dezembro, com a produção diminuindo pela primeira vez em 10 meses, atenuada pela aceleração do declínio no volume de novos pedidos, mostrou uma pesquisa na terça-feira.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) da Indústria da Zona do Euro HCOB, compilado pela S&P Global, caiu para 48,8 em dezembro, de 49,6 em novembro, marcando a sua leitura mais baixa em nove meses e abaixo da estimativa preliminar de 49,2.
As leituras acima de 50,0 indicam crescimento na atividade, enquanto as leituras abaixo indicam contração.
"A demanda por produtos manufaturados da zona do euro está desacelerando novamente. O número significativamente menor de pedidos, o declínio das carteiras de pedidos e a redução contínua dos estoques são os indicadores mais óbvios desse fato", disse Cyrus de la Rubia, economista-chefe do Hamburg Commercial Bank.
"As empresas não parecem nem capazes nem dispostas a criar um impulso para o próximo ano, mas, em vez disso, estão exercendo cautela, o que é um veneno para a economia."
O subíndice de produção caiu para 48,9 em relação aos 50,4 de novembro, marcando sua primeira contração desde fevereiro.
Os novos pedidos caíram no ritmo mais rápido em quase um ano, com a demanda de exportação diminuindo à taxa mais rápida em 11 meses.
A Alemanha, maior economia do bloco, registrou o desempenho mais fraco entre as oito nações monitoradas, com a leitura do PMI atingindo seu menor nível em 10 meses. A Itália e a Espanha também retornaram ao território da contração.
A França apresentou um raro ponto positivo, com seu PMI industrial atingindo o nível mais alto em 42 meses.
0 comentário
Dólar fecha em queda no Brasil, a R$4,8961, em linha com exterior
Ibovespa avança com balanços sob holofote e exterior favorável, mas tem quarta semana negativa
Taxas dos DIs caem acompanhando exterior com dados de emprego dos EUA e guerra no radar
EUA atacam navios do Irã em Ormuz; Teerã fala em ‘confrontos esporádicos’
Produção e vendas de veículos no Brasil recuam em abril ante março
Mudança na formação de preços de energia poderia elevar encargo ao consumidor, diz Engie