Petrobras ativa 7ª plataforma de Búzios e retoma fábrica de fertilizantes em Sergipe
![]()
Por Marta Nogueira e Rodrigo Viga Gaier
RIO DE JANEIRO, 2 Jan (Reuters) - A Petrobras iniciou a produção da sétima plataforma de petróleo e gás do campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, e também retomou a produção de sua fábrica de fertilizantes em Sergipe, ambos os avanços no último dia de 2025, afirmou a presidente da empresa, Magda Chambriard, em uma rede social.
Em comunicado separado ao mercado nesta sexta-feira, a companhia adicionou que a entrada em operação da plataforma P-78 em Búzios -- o maior campo produtor do país -- permitirá a expansão da oferta doméstica de gás natural em até 3 milhões de m³ por dia.
A ampliação da oferta de gás ao mercado é uma demanda do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Atualmente, o Brasil conta com a reinjeção de grande parte de sua produção de gás natural, como parte de uma estratégia para impulsionar a produção de petróleo, na medida em que traz mais rentabilidade aos projetos.
O governo tem buscado que haja maior disponibilização desse gás ao mercado, de forma também que seja possível uma redução de preços do insumo.
A nova unidade entrou em operação no último dia de 2025, com capacidade para produzir 180 mil barris de óleo por dia e comprimir 7,2 milhões de m³ de gás por dia. Com ela, a capacidade instalada do campo será ampliada para cerca de 1,15 milhão de barris por dia.
"O projeto conta com 13 poços, sendo seis produtores e sete injetores, equipados com sistemas de completação inteligente que potencializam o gerenciamento da produção", disse a empresa no comunicado, nesta sexta-feira.
"A unidade será interligada com dutos rígidos de produção, injeção e exportação de gás e dutos flexíveis para as linhas de serviço, utilizando tecnologias inovadoras para fixação dos dutos no FPSO. Esses dutos permitirão a produção em alta capacidade prevista para os poços do campo."
A P-78 chegou no Brasil em outubro, vinda de Cingapura, trazendo as equipes de comissionamento e operação a bordo, como parte de uma estratégia que permite a dispensa de parada em águas abrigadas no Brasil, viabilizando o avanço do comissionamento dos sistemas durante o translado para o Brasil.
Descoberto em 2010, Búzios está localizado a 180km da costa do Estado do Rio de Janeiro, a mais de 2 mil metros de profundidade. O campo superou a marca de 1 milhão de barris por dia em outubro passado.
A Petrobras é operadora de Búzios e tem como sócias no ativo as chinesas CNOOC e CNODC.
Na véspera, Chambriard comemorou em uma rede social a entrada em operação da P-78 e mencionou que a companhia encerrou 2025 com a interligação de um total de 77 poços, volume acima da média dos últimos cinco anos, de 57 poços.
FERTILIZANTES
Já sobre a retomada da fábrica de fertilizantes de Sergipe (Fafen-SE), também uma demanda do presidente Lula, Chambriard afirmou que a unidade iniciou com a produção de amônia em 31 de dezembro.
A Petrobras tinha a previsão de retomar a produção das fábricas de fertilizantes na Bahia e de Sergipe em janeiro. As unidades chegaram a ser arrendadas pela Unigel, mas voltaram ao controle da Petrobras em 2025, após ficarem hibernadas desde 2023 por dificuldades financeiras.
A Fafen Sergipe tem capacidade instalada para 1,8 mil toneladas de ureia por dia, enquanto a Fafen Bahia pode produzir 1,3 mil toneladas/dia.
Lula defendeu desde o início do seu mandato o retorno de investimentos da estatal no setor, uma vez que o Brasil, uma potência agrícola, é fortemente dependente de importações de fertilizantes.
(Por Marta Nogueira e Rodrigo Viga Gaier no Rio de Janeiro; reportagem adicional de Paula Arend Laier em São Paulo;Edição de Pedro Fonseca)
0 comentário
S&P e Nasdaq abrem 2026 em alta, com ações de tecnologia se recuperando após perdas recentes
Wall Street abre em alta no primeiro dia de negociação de 2026
Ibovespa reduz fôlego com Petrobras; Minerva e MBRF recuam tendo China no radar
Petrobras ativa 7ª plataforma de Búzios e retoma fábrica de fertilizantes em Sergipe
Taxas dos DIs têm queda firme em sessão de baixa liquidez
Retração da indústria do Brasil se aprofunda em dezembro, mostra PMI