Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm alerta laranja para tempestade neste final de semana
![]()
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo (laranja) e perigo potencial (amarelo) para a ocorrência de tempestades e chuvas intensas que devem atingir amplas áreas do país neste sábado (3). Os avisos abrangem, principalmente, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas também alcançam pontos do Norte e do Nordeste.
Os alertas de nível laranja, que indicam maior gravidade, passam a valer a partir da madrugada de sábado e seguem até as 23h59. Um deles cobre áreas extensas do Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste, incluindo o Distrito Federal, grande parte de Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, além de trechos da Bahia e do Mato Grosso. Para essas regiões, o Inmet prevê chuva entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, acompanhada de ventos intensos, que podem variar de 60 a 100 km/h, além de queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, alagamentos, queda de árvores e danos em plantações.
![]()
Outro aviso laranja de tempestade envolve áreas do Sul do país e do interior paulista, atingindo regiões do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de pontos como o litoral sul de São Paulo e Itapetininga. Nesses locais, também são esperadas chuvas fortes, rajadas intensas de vento e possibilidade de granizo, com potencial para transtornos tanto em áreas urbanas quanto rurais.
![]()
Além dos alertas mais severos, o Inmet mantém avisos de perigo potencial (amarelo) válidos para o mesmo período. Um deles indica chuvas intensas, com volumes entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos de 40 a 60 km/h, em áreas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Estão incluídas regiões do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Rondônia, Acre, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Roraima. O órgão aponta baixo risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos, alagamentos pontuais e descargas elétricas.
![]()
Há ainda um segundo alerta amarelo para tempestade, com previsão de chuva, ventos moderados e possibilidade de granizo, abrangendo uma faixa ainda mais ampla do país. Esse aviso alcança áreas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, incluindo capitais e regiões metropolitanas, mas com risco considerado menor em relação aos alertas laranja.
![]()
0 comentário
Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm alerta laranja para tempestade neste final de semana
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (02) para todo o Brasil
Primeiro episódio de ZCAS de 2026 trará chuvas persistentes e volumes elevados
Inmet prevê chuvas intensas e tempestades em grande parte do Brasil nesta quarta-feira (31)
Brasil enfrenta dois extremos: alertas de calor intenso e temporais severos
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (30) para todo o Brasil