Exportação de café do Brasil tem 1ª alta mensal desde março, aponta Secex
![]()
SÃO PAULO, 6 Jan (Reuters) - A exportação de café verde do Brasil registrou em dezembro a primeira alta mensal na comparação com o mesmo mês do ano anterior desde março, informou nesta terça-feira a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
No período, o maior exportador global de café lidou com uma baixa oferta de grãos e depois com as tarifas impostas pelos Estados Unidos.
Ao final de novembro, as tarifas de 50% colocadas por Donald Trump foram suspensas, permitindo uma retomada de embarques já com o Brasil contando com maiores estoques, após a realização da colheita em 2025.
As exportações de café verde do Brasil aumentaram 4,2% em relação a dezembro de 2024, para 210,3 mil toneladas, ou 3,5 milhões de sacas de 60 kg.
Ainda assim, os embarques recuaram ligeiramente ante o total exportado pelo Brasil em novembro, de 212,2 mil toneladas, segundo dados da Secex.
Conforme a secretaria do governo, também tiveram aumento na comparação anual as exportações de soja, açúcar, celulose, carne bovina, carne de aves, milho, minério de ferro, petróleo, entre outras commodities importantes ao país.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Após consecutivas e fortes altas, café se ajusta e fecha no vermelho em NY nesta 5ª (8)
Produção de café da Colômbia cai 2,27% em 2025
Comércio de café do Vietnã lida com vendas lentas de produtores, dizem operadores
Café: Bolsas têm novos ganhos nesta 5ª feira, pautadas no clima incerto do Brasil e cenário global
Volatilidade nos preços do café continua mesmo com desaceleração na demanda doméstica
Café continua subindo forte em NY nesta 4ª feira, mas recua para o robusta em Londres