3tentos integra pela segunda vez o Índice Carbono Eficiente (ICO2) da B3
A 3tentos, ecossistema agrícola mais completo do Brasil, foi selecionada pela segunda vez para integrar a carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2) da B3, que passou vigorar em 5 de janeiro de 2026. Criado em 2010, o índice reúne empresas de capital aberto que se destacam pela qualidade da gestão das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e pelo alinhamento às melhores práticas de governança e eficiência climática.
A permanência da 3tentos no ICO2 reflete o empenho contínuo da companhia em estruturar uma estratégia robusta de sustentabilidade, com foco na eficiência operacional, no investimento em biocombustíveis e na gestão responsável das emissões ao longo de sua cadeia de valor.
Com atuação integrada que conecta o campo à indústria, a 3tentos tem ampliado seus investimentos em soluções que contribuem diretamente para a transição para uma economia de baixo carbono. A produção de biodiesel, a valorização de coprodutos e a busca permanente por ganhos de eficiência energética e redução da intensidade de emissões nas operações industriais são pilares centrais dessa estratégia.
Além disso, a companhia mantém uma governança estruturada para a gestão climática, com metas, indicadores e processos voltados ao monitoramento e à melhoria contínua do desempenho ambiental. Esse esforço envolve tanto as operações próprias quanto a relação com produtores rurais parceiros, promovendo práticas agrícolas mais eficientes, produtivas e alinhadas às exigências ambientais atuais e futuras.
“A permanência da 3tentos no Índice Carbono Eficiente da B3 é um reconhecimento importante do nosso compromisso com uma estratégia de negócio que integra crescimento, eficiência e responsabilidade climática. Investimos de forma consistente em biocombustíveis, em processos industriais mais eficientes e em uma gestão estruturada das emissões, sempre com uma visão de longo prazo”, afirma João Marcelo Dumoncel, CEO da 3tentos.
Segundo Dumoncel, a agricultura e a indústria de base renovável têm papel estratégico na transição energética e climática. “Quando olhamos para a cadeia de forma integrada, conseguimos gerar energia renovável, alimentos e soluções sustentáveis, ao mesmo tempo em que reduzimos impactos e aumentamos a eficiência. Esse é o caminho que a 3tentos vem trilhando”, destaca.
0 comentário
BDA - Avanço da safra de soja do Brasil
Preços mundiais dos alimentos caem em dezembro, mas acumulam alta em 2025, diz FAO
Embaixadores da UE apoiam acordo comercial com o Mercosul, dizem fontes da UE
Inflação ao consumidor da China atinge maior nível em três anos, mas batalha contra deflação está longe do fim
Frigoríficos discutem divisão de cotas para China e alguns saem das compras; Soja perde parte dos ganhos da semana em Chicago
Exportação do agronegócio do Brasil avança 3% em 2025 e tem recorde, diz ministério