Rondônia teve chuva em todos os dias de dezembro e ferrugem asiática começa a aparecer nas lavouras de soja
Rondônia teve chuva em todos os dias de dezembro e ferrugem asiática começa a aparecer nas lavouras de soja
O mês de dezembro foi bastante chuvoso em Rondônia, com precipitações sendo registradas todos os dias e acumulando mais de 400 mm. Esse cenário impediu a realização de aplicações de defensivos e agora aumenta a pressão de doenças como a ferrugem asiática.
Para o pesquisador da Embrapa e membro da Aprosoja RO, Vicente Godinho, apesar dessa pressão, as produtividades devem ser positivas no estado para as colheita que já se iniciaram.
A maior preocupação fica mesmo para a comercialização e a logística, diante de margens já bastante apertadas e o início de operação de um novo pedágio na BR-364 que deve encarecer o frete e elevar os custos de soja e milho no estado.
0 comentário
Milho safrinha: o que os números da Conab não mostram sobre a safra 2025/26
Milho em MS: produtividade confirma expectativas?
Algodão perto da colheita, enquanto que safra americana de grãos na mira do mercado
Mercado da soja passa por "equilíbrio tenso" entre demanda chinesa e desenvolvimento da safra americana
Municípios do MT registram ocorrências de caruru-palmeri e resistência da daninha já preocupa
Falta de chuva acelera maturação do algodão em Mato Grosso e colheita se aproxima