Safras vê menor exportação de soja do Brasil em 2026
![]()
SÃO PAULO, 19 Jan (Reuters) - O Brasil deverá exportar 105 milhões de toneladas de soja em 2026, volume 3% inferior ao do ano passado, estimou nesta segunda-feira a Safras & Mercado.
A consultoria reduziu sua previsão para os embarques da oleaginosa, que estavam projetados anteriormente em 109 milhões, conforme divulgado em novembro passado.
Em comunicado, o analista da Safras Rafael Silveira afirmou que o quadro de oferta e demanda da soja em 2026 deve se alterar de forma significativa, "principalmente em função do tamanho da oferta esperada no mercado brasileiro, novamente com uma safra recorde, além do aumento na expectativa de processamento".
O esmagamento de soja foi visto em 60 milhões de toneladas em 2026, contra 58,5 milhões do ano passado (+2,5%), sendo 47,4 milhões de toneladas de farelo (+2%) e 11,7 milhões de óleo de soja (+3%).
(Por Letícia Fucuchima e Gabriel Araujo)
0 comentário
Soja em Chicago e dólar sobem nesta 3ª feira, mas preços no BR ainda são limitados por alta disponibilidade
Imea estima safra de soja 26/27 de Mato Grosso 5,2% menor do que a anterior com El Niño no radar
Anec faz leve redução na previsão de embarques de soja do Brasil em junho
Soja segue estável em Chicago, sustentando leves altas; no Brasil atenção ao dólar
Mato Grosso lidera avanço da soja sustentável e impulsiona Brasil a superar 2 milhões de hectares certificados
Soja volta a subir na Bolsa de Chicago nesta 3ª feira, com ajustes técnicos e apoio do farelo