Exportação de café pelo Brasil atinge recorde de US$15,6 bi em 2025

Publicado em 19/01/2026 16:11 e atualizado em 19/01/2026 17:11
Receita cresceu apesar de redução nos embarques totais

Logotipo Reuters

SÃO PAULO, 19 Jan (Reuters) - As exportações brasileiras de café atingiram um recorde de US$15,6 bilhões em 2025, mesmo com a queda de quase 21% nos embarques totais do país em volume, para 40 milhões de sacas de 60 quilos, mostraram dados do Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé) nesta segunda-feira.

Em dezembro, as exportações brasileiras de café verde caíram 18,4% em relação ao mesmo mês de 2024, para 2,86 milhões de sacas de 60 kg, informou o Cecafe. As exportações de café arábica caíram 10%, para 2,63 milhões de sacas, enquanto os embarques de café robusta caíram pouco mais de 61%, para 222.147 sacas.

Em 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros em uma disputa com o governo do país sul-americano sobre o que Trump chamou de "caça às bruxas" do ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

Embora Trump tenha posteriormente revertido o curso em relação aos produtos alimentícios brasileiros, incluindo o café, quatro meses de taxas de importação mais altas com tarifas em vigor fizeram com que os EUA caíssem para o segundo lugar, atrás da Alemanha, como o principal destino do café brasileiro no ano passado, disse a Cecafe.

"Nos quase quatro meses de vigência do tarifaço sobre todos os tipos de café do Brasil, entre o começo de agosto e o fim de novembro – vale lembrar que o solúvel ainda segue taxado –, nossos embarques aos norte-americanos despencaram 55%, majoritariamente afetados por essas taxas", disse o presidente do Cecafe, Marcio Ferreira, em relatório.

(Reportagem de Oliver Griffin)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário