HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo têm alerta vermelho para acumulado de chuva

Publicado em 22/01/2026 17:06
Aviso do Inmet indica volumes elevados de precipitação até o fim de semana, com risco de alagamentos, cheias de rios e deslizamentos em áreas dos três estados

Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho — de grande perigo — para acumulado de chuva em áreas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O aviso começou a valer às 10h desta quinta-feira (22) e segue até as 23h59 de sábado (24), indicando a possibilidade de volumes extremamente elevados de precipitação e riscos significativos para a população.

De acordo com o Inmet, o alerta vermelho aponta para chuvas superiores a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia, cenário que eleva o risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, especialmente em municípios com histórico de áreas vulneráveis.

Entre as regiões mais afetadas estão o Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, a Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Zona da Mata, o Vale do Rio Doce, o Oeste e o Noroeste de Minas, além do Centro e Sul do Espírito Santo e de áreas como a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Baixadas, Norte e Noroeste Fluminense.

22012026Imagem1

Além do alerta máximo, o Inmet também mantém alertas laranja (perigo) para acumulado de chuva em uma extensa área do país, incluindo partes do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Nesse nível, são esperados volumes entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, com risco de alagamentos, deslizamentos e cheias de rios. No Sudeste, diversas áreas de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro permanecem sob esse aviso, o que reforça a necessidade de atenção redobrada nos próximos dias.

22012026Imagem2

Há ainda alertas amarelos (perigo potencial) emitidos pelo Inmet, indicando chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com baixo risco de ocorrências mais severas, mas ainda com possibilidade de transtornos pontuais. Esse nível de alerta abrange regiões adicionais dos três estados, além de áreas de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Pará, Maranhão, Bahia, Amazonas e outros estados.

22012026Imagem3

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário