Final de semana tem previsão de chuvas no Centro-Norte e calor na parte sul do Brasil
![]()
O final de semana será marcado por dois cenários distintos no país: enquanto áreas do Centro-Norte seguem sob risco de chuvas intensas, o Sul do Brasil e parte do Mato Grosso do Sul enfrentam uma sequência de dias com temperaturas elevadas, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com o Inmet, estão em vigor avisos de chuvas intensas, com grau de severidade entre Perigo Potencial e Perigo, entre esta sexta-feira (23) e o domingo (25). As previsões indicam volumes de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia nas áreas de menor severidade, podendo chegar a 60 mm/h ou 100 mm/dia nos avisos mais críticos, além de ventos que variam de 40 a 100 km/h.
As áreas sob alerta abrangem grande parte do Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste, incluindo regiões de Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins, Amazonas, Acre, Rondônia, Amapá, Bahia e Roraima. O Inmet aponta risco de alagamentos, quedas de galhos de árvores, descargas elétricas e interrupções pontuais no fornecimento de energia elétrica.
Enquanto isso, no Sul do Brasil, o destaque é o calor intenso. Após a passagem de uma frente fria no início da semana, um sistema de alta pressão atmosférica passou a atuar sobre a região e sobre o Mato Grosso do Sul, dificultando a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas. Com isso, as temperaturas entram em forte elevação, principalmente a partir de sábado (24), com pico entre terça (27) e quarta-feira (28).
No Rio Grande do Sul, especialmente no oeste, centro e sul do estado, as máximas podem ultrapassar os 38°C, chegando a valores entre 35°C e 39°C, até 6°C acima da média histórica de janeiro. Cidades como Alegrete, São Borja e Uruguaiana devem registrar os maiores extremos.
Em Santa Catarina, o calor mais intenso atinge o centro-oeste, com máximas entre 35°C e 36°C entre segunda (26) e quarta-feira (28), superando em até 6°C a média climatológica. Já no Paraná, o oeste do estado concentra as temperaturas mais elevadas, com valores até 5°C acima da média, afetando áreas próximas a Cascavel, Guarapuava e Pato Branco.
No Mato Grosso do Sul, o aumento das temperaturas começa nesta sexta-feira (23) e deve persistir por pelo menos quatro dias. As máximas podem chegar a 39°C no domingo (25), sobretudo no oeste do estado, com desvios de até 8°C acima da média histórica. Ponta Porã, Dourados e Corumbá estão entre as cidades mais impactadas.
O Inmet também emitiu aviso de baixa umidade, com grau de Perigo Potencial, válido até sábado (24), para áreas do Mato Grosso do Sul. A umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 30%, aumentando o risco de problemas à saúde e favorecendo a ocorrência de focos de incêndio florestal.
0 comentário
Final de semana tem previsão de chuvas no Centro-Norte e calor na parte sul do Brasil
Chuvas deverão ter distribuição mais ampla por todo o Brasil nos próximos dias, favorecendo trabalhos de colheita e plantio
Chuva forte e volumes elevados mantêm alerta no Sudeste nesta sexta | Previsão 23/01/2026
Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo têm alerta vermelho para acumulado de chuva
Previsão de onda de calor na região de Campo Grande/MS e queda da umidade do solo no Centro-Sul do BR mantém produtores em alerta
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (22) para todo o Brasil