Irã está preparado para negociações “justas” com EUA, mas não sobre capacidades de defesa, diz chanceler
![]()
ISTAMBUL, 30 Jan (Reuters) - O Irã está preparado para retomar as negociações com os Estados Unidos, mas elas devem ser justas e não incluir as capacidades de defesa do Irã, disse o chefe da diplomacia iraniana na sexta-feira, enquanto potências regionais trabalham para evitar um conflito militar entre os dois inimigos.
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou na quinta-feira que planeja conversar com o Irã, mesmo com os EUA enviando outro navio de guerra ao Oriente Médio e o chefe do Pentágono afirmando que as Forças Armadas estariam prontas para cumprir qualquer decisão do presidente.
Uma das principais exigências dos EUA para retomar as negociações com o Irã é a redução de seu programa de mísseis, disse uma autoridade de alto escalão do Irã à Reuters na semana passada. O Irã rejeita essa exigência.
“Se as negociações forem justas e equitativas, o Irã está pronto para participar dessas conversações”, declarou o ministro das Relações Exteriores, Abbas Araqchi, em uma coletiva de imprensa com seu homólogo turco em Istambul.
Araqchi disse que nenhuma negociação entre Teerã e Washington está prevista no momento.
Aliados regionais, incluindo Turquia, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, têm se empenhado em esforços diplomáticos para evitar um confronto militar entre Washington e Teerã.
Em resposta às ameaças de ação militar dos EUA, Araqchi disse que Teerã está pronta para negociações ou guerra.
Araqchi, que descreveu suas conversas com Hakan Fidan como “boas e úteis”, também disse que Teerã está pronta para se envolver com os países da região para promover a estabilidade e a paz.
(Reportagem de Parisa Hafezi e Jonathan Spicer)
0 comentário
Wall Street sobe, Dow atinge recorde com esperanças sobre Oriente Médio melhorando humor
Dólar sobe na sessão, mas fecha semana com queda acumulada de 0,74%
Ibovespa fecha em queda e acumula maior série de perdas semanais desde 2018
Taxas de DIs curtas sobem e longas caem em sessão de cautela com guerra Irã-EUA
Governo prevê ampliar bloqueio em verbas de ministérios a R$23,7 bi sob pressão de gastos obrigatórios
Equipe econômica decidiu estabelecer subvenção de R$0,44 por litro de gasolina, diz Moretti