Emater Goiás aposta no café e fortalece o cultivo em Goianésia
A cafeicultura começa a ganhar novo fôlego em Goianésia com uma ação articulada entre a Emater Goiás e Prefeitura de Goianésia. No dia 30 de janeiro, 14 produtores rurais do município foram beneficiados com a entrega de mudas de café para implantação de lavouras em suas propriedades, totalizando 40 mil mudas distribuídas.
Com coordenação técnica da Emater Goiás, a ação envolve a poder público municipal, responsável pela aquisição das mudas e pela preparação do solo, e os produtores rurais, que assumem os insumos e a mão de obra. Os técnicos da Emater vão realizar o acompanhamento de todas as etapas do processo produtivo, do plantio à colheita, assegurando eficiência, sustentabilidade e melhores resultados no campo.
De acordo com o gerente de Pesquisa Agropecuária da Emater Goiás, Cleiton Mateus, o projeto também tem caráter estratégico e científico.
“Durante muito tempo, a literatura técnica apontou que Goiás não reunia condições ideais para o cultivo do café. Com essas áreas implantadas, queremos demonstrar, na prática, que o estado tem potencial para a atividade”, afirma.
Segundo ele, a crescente demanda internacional, especialmente de mercados como o asiático, reforça a viabilidade econômica da cultura.
A proposta prevê expansão. Dentro de aproximadamente um ano, os produtores que apresentarem melhor desempenho poderão ser contemplados com uma nova etapa do projeto, que prevê a entrega de mais de 100 mil mudas. Embora a ação tenha início em âmbito municipal, o impacto pode ultrapassar as fronteiras de Goianésia, contribuindo para recolocar Goiás no mapa da cafeicultura nacional.
Entre os beneficiados está o produtor rural Gilmar Xavier, que até então se dedicava exclusivamente à pecuária e agora aposta na diversificação da produção. Ele assumiu o compromisso de investir em insumos e mão de obra para o cultivo de 4 mil mudas de café.
“As expectativas são muito positivas. A ideia é, no próximo ano, dobrar a área plantada e ampliar a produção”, afirma.
Para o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, a ação reafirma o compromisso da Emater Goiás em levar assistência técnica, inovação e conhecimento ao produtor rural.
“Ao difundir a cafeicultura no Cerrado goiano, mostramos que, com manejo adequado e acompanhamento qualificado, é possível diversificar a produção, gerar renda e abrir novas oportunidades para as famílias rurais no estado”, comemora.
0 comentário
Preços do café se consolidam em baixa nesta 2ª feira (02) com boas chuvas no Brasil
Emater Goiás aposta no café e fortalece o cultivo em Goianésia
Com tarifaço, Vietnã deve superar o Brasil nas exportações de café solúvel aos EUA
Setor cafeeiro amplia ações para promoção do trabalho decente com nova etapa de capacitações
Preços do café iniciam mais uma semana voláteis, especulativos sobre clima e oferta
Em 2026, café conilon brasileiro deve priorizar mercado interno diante safra estável e competitividade asiática