Motta anuncia votação do acordo UE-Mercosul na Câmara na semana depois do Carnaval

Publicado em 02/02/2026 20:22 e atualizado em 03/02/2026 07:42

Logotipo Reuters

 

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA, 2 Fev (Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta segunda-feira que o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul deve ser votado pelo plenário da Casa na semana depois do Carnaval, a última de fevereiro.

O presidente anunciou a previsão de votação em plenário, pouco depois de confirmar o recebimento, pela Casa, do texto do acordo comercial enviado pelo Executivo.

A UE e o Mercosul -- formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai -- assinaram o pacto comercial em 17 de janeiro, após 25 anos de negociações. Mas parlamentares europeus jogaram um balde de água fria no acordo ao remeter o acordo ao Tribunal de Justiça Europeu, o que pode atrasá-lo em até dois anos. Há possibilidade, no entanto, de sua aplicação em caráter provisório.

Mesmo com a assinatura, o novo acordo precisa ser ratificado pelos Poderes Legislativos das partes envolvidas -- o Parlamento Europeu e parlamentos de cada integrante do Mercosul.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário