Nova tecnologia agrícola atua como uma “vacina” e reduz os efeitos dos estresses nas plantas
As mudanças climáticas continuam a desafiar a agricultura brasileira. O estresse hídrico provocado por longos períodos de seca, além de outras condições meteorológicas extremas, pode comprometer a produtividade de importantes culturas e gerar perdas significativas para os agricultores.
“Estamos presenciando mudanças climáticas anuais no Brasil. Ano passado, as altas temperaturas predominavam, com alguns estados sofrendo longos períodos de estiagem e o frio mais intenso, tudo isso contribui para o estresse das plantas, principalmente o hídrico, reduzindo sua produção”, explica Everton Molina Campos, engenheiro agrônomo e diretor de marketing da Agrilife Solutions.
Para auxiliar os produtores diante desses desafios, a Agrilife Solutions, empresa brasileira especializada em nutrição eficiente e biosoluções, lançou o VacStress, tecnologia exclusiva composta por uma molécula patenteada com ação sinalizadora que atua como uma “vacina” para as plantas. Essa nova solução reduz e controla perdas produtivas causadas por estresses abióticos, como seca e calor, podendo ser aplicado tanto no tratamento de sementes quanto no sulco de plantio.
O VacStress prepara a planta para respostas naturais rápidas, estimulando osmoprotetores e antioxidantes e mantendo o equilíbrio celular em situações ambientais estressantes. Um exemplo é a prolina, que retém água dentro das células, estabiliza proteínas e membranas e atua como antioxidante, protegendo o metabolismo vegetal mesmo sob condições térmicas adversas. Esse efeito acontece de forma preventiva, semelhante à vacinação humana, preparando a planta para enfrentar o estresse antes mesmo de ele ocorrer.
Com VacStress, a planta aumenta a produção de osmólitos e antioxidantes — substâncias naturais que funcionam como defesa interna. Assim, mesmo em condições de seca ou calor, a planta mantém suas funções vitais ativas e preserva a produtividade. Essa pré-ativação de longa duração desencadeia a capacidade da planta de resistir melhor, responder mais rapidamente e se recuperar de forma mais eficiente após o estresse, proporcionando um efeito duradouro que fortalece sua resiliência ao longo de todo o ciclo de vida.
Testes de campo realizados pela Agrilife Solutions e por consultorias especializadas na cultura do milho mostraram resultados concretos: a produtividade aumentou entre 5,4 e 8,3 sacas por hectare, em comparação com o controle do produtor.
“Ao ouvir agricultores de diferentes regiões do País, desenvolvemos o VacStress para potencializar os mecanismos naturais de defesa das plantas, fortalecendo sua resiliência fisiológica. Nosso objetivo é que o produtor esteja sempre um passo à frente de adversidades como estiagem e excesso de calor, preservando produtividade e rentabilidade mesmo em cenários desafiadores”, afirma Everton.
Pesquisas indicam que plantas tratadas com VacStress estão mais protegidas e se recuperam mais rapidamente de estresses abióticos. A tecnologia promove a produção de osmólitos e antioxidantes, que funcionam como defesa interna, permitindo que a planta mantenha suas funções vitais e preserve a produtividade mesmo em condições adversas. A pré-ativação de longa duração fortalece a resiliência da planta ao longo de todo o ciclo, garantindo maior estabilidade produtiva.
0 comentário
Em dia de correções, milho recua em Chicago nesta terça-feira, mas cenário segue com fatores de sustentação
Exportações de milho começam setembro ainda abaixo de 2025, mas ritmo reage após agosto fraco
Futuros do milho com leves recuos em Chicago antes do USDA desta terça-feira
Plantio do milho verão chega a 11% e supera 2025 e média histórica
Milho volta do feriado com leves altas na Bolsa de Chicago
Milho/Cepea: Preço segue em alta; safra de verão começa no Sul