PF apura possíveis irregularidades em previdência do Amapá em nova operação relacionada ao Master, dizem fontes
![]()
Por Ricardo Brito
BRASÍLIA, 6 Fev (Reuters) - A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira a Operação Zona Cinzenta que tem por objetivo apurar possíveis irregularidades na gestão de recursos do Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Amapá (Amprev), afirmou a corporação em comunicado, no que duas fontes da PF disseram à Reuters ser uma nova ação relacionada ao Banco Master.
A PF cumpre quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Macapá (AP), conforme a nota. Ainda segundo o comunicado, a operação investiga a aprovação e a execução de investimentos realizados pela autarquia estadual em Letras Financeiras emitidas por banco privado.
Conforme uma das fontes ouvidas pela Reuters, foram alvos de mandados de busca e apreensão o diretor-presidente da Amprev, Jocildo Lemos, e dois membros do comitê de investimento da entidade.
Segundo essa fonte, em um período de menos de 20 dias, foram aprovadas e executadas três aplicações sucessivas em Letras Financeiras do Banco Master S.A., totalizando aproximadamente R$400 milhões, a partir de deliberações realizadas nas reuniões entre 12 e 30 de julho de 2024.
O trio alvo dos mandados de busca e apreensão, conforme a fonte, foi responsável pelos votos favoráveis a aplicações nas letras do Master.
Em notícia veiculada no site da própria Amprev em maio de 2024, quando recebia uma premiação "Personalidade do Ano", o diretor-presidente do instituto de previdência disse que foi convidado para o cargo pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
“No ano de 2023 seguindo uma política austera, conservadora e sobretudo com a consciência que nós iríamos entregar resultados. Resultado para aqueles que confiaram na gente. E aqui eu faço um agradecimento especial ao governador Clécio Luis, que fez a nomeação, e sobretudo ao senador Davi Alcolumbre, que me convidou para ser o presidente da Amapá Previdência", disse Lemos, na ocasião.
Procurada, a assessoria de Alcolumbre não respondeu de imediato a pedido de comentário.
Em nota, a Amprev disse que se sente lesada pelos malfeitos do Banco Master e não abre mão de ser ressarcida.
"Por isso, já ingressou com todas as medidas judiciais cabíveis, conseguindo, inclusive, o bloqueio de pagamentos ao banco", disse, ao acrescentar que espera que a "Justiça seja feita e que os contraventores do Banco Master sejam punidos".
Segundo a entidade, os investimentos realizados no Master, validados pelo Banco Central, representam 4,7% do total da carteira da instituição.
Na nota, a Amprev não comentou sobre os mandados contra dirigentes.
"Estão sendo investigados os crimes de gestão temerária e gestão fraudulenta", acrescentou a PF em seu comunicado.
(Edição de Eduardo Simões e Alexandre Caverni)
1 comentário
Lula diz que não deixará "guerra de Trump e de Netanyahu" afetar preços no Brasil
Subvenção ao diesel deve custar até R$4 bi para União e Estados e pode ficar sem compensação, diz Ceron
Minério de ferro sobe com dados otimistas e esperanças de estímulos na China
Compras de óleo combustível do Brasil pelo Sudeste Asiático aliviam preocupações com abastecimento
Trump afirma que EUA consideram fortemente saída da Otan, diz jornal Telegraph
Bolsas da China e Hong Kong sobem apoiadas por expectativa de fim da guerra no Irã
Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP
Pobre Amapá, é o estado de maior índice de criminalidade do Brasil, e grande investidor do banco Master. Também pudera, só elegem políticos da extrema esquerda, assim como os rabos preso do Centrão
Parece que esse povo do Norte Nordeste, só possui o Tico e o Teco, pois seus tataravos, avós, pais e filhos, a muitas decadas, só elegem políticos da extrema esquerda ( turma do molusco Mr. Squid) e dos rabo preso do Centrao. Até agora, sobrevivem das migalhas que o Sul é Centro Oeste mandam para eles. Porém muitos emigram para o sul, em busca de trabalho e melhores condições de vida seguindo o exemplo do descondenado, o qual é migrou para o sul quando era jovem. Contudo quando aqui chegou, continuou com aquele papinho furado, de pobre contra rico, lascando imposto e multas em quem trabalha, a fim de dar pra vagabundos e amigos do rei. E também a votar nas mesmas M* que infelicitam seu estado de origem. Sem falar na pauta identitária e promiscua da família. Penso eu que o objetivo do Nine da Lava Jato é o projeto, Venezuela Estado Narco Traficante.
Observação: Está crítica é somente para quem faz o L , e não para quem for conservador.
Eleitor do Amapá, é prêmio Nobel, em matéria de alienação eleitoral, vejam só seus últimos senadores, José Sarnei, Randolfe Rodrigues, Davi Alcolumbre , ( Este último o grande bloqueador de impeachement ) E ainda dificultou ao máximo a indicação do Bolsonaro, do juiz André Mendonça, ou seja, é o maior defensor do atual sistema Nefasto.
Esse cantinho terrível, deveria mudar de nome, para Cuba do Sul.