HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Área entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais tem alerta vermelho para chuvas acumuladas

Publicado em 06/02/2026 17:28
Aviso de grande perigo do Inmet indica volumes acima de 100 mm por dia

Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo para uma área entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, devido ao elevado volume de chuva previsto até o fim do domingo (8). O aviso começou a valer ao meio-dia desta sexta-feira (6) e segue até as 23h59 de domingo.

alerta_06022026

De acordo com o Inmet, há previsão de chuvas superiores a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia, o que eleva significativamente o risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, especialmente em áreas urbanas e regiões com histórico de ocorrências desse tipo.

As áreas mais afetadas pelo alerta incluem o Sul e Sudoeste de Minas Gerais, Zona da Mata mineira, Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, além de praticamente todo o estado do Rio de Janeiro, abrangendo a Região Metropolitana, Baixadas Litorâneas, Norte, Noroeste e Centro Fluminense.

Além do alerta vermelho, o órgão também mantém um aviso laranja de perigo para chuvas intensas, válido até a manhã de domingo (8), que atinge uma extensa área do país. Nesse nível, são esperadas precipitações entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia, acompanhadas de ventos fortes, que podem chegar a 100 km/h, com risco de quedas de árvores, cortes de energia elétrica, alagamentos e descargas elétricas.

No Sudeste, esse alerta inclui regiões como o Triângulo Mineiro, Campo das Vertentes, Vale do Rio Doce, Metropolitana de Belo Horizonte, além de áreas do interior e do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. O aviso também se estende por estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Há ainda alertas amarelos de perigo potencial para chuvas intensas e acumulado de chuva em grande parte do Nordeste, com volumes menores, entre 20 e 30 mm por hora, mas que ainda podem provocar alagamentos pontuais e pequenos deslizamentos, principalmente em áreas vulneráveis.

No Sul do país, o Inmet chama atenção para avisos de tempestade, com possibilidade de chuva intensa, rajadas de vento e queda de granizo, além de um alerta para declínio de temperatura, indicando queda entre 3°C e 5°C, especialmente no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário