Institutos Aiba e SLC entregam kits de irrigação e contribuem com o desenvolvimento socioeconômico no campo

Publicado em 10/02/2026 08:55

Pequenos produtores rurais de Correntina e de São Desidério recebem kits de irrigação, tecnologia que visa aumentar a produtividade e a renda das famílias. Uma iniciativa da Associação de Agricultores e Irrigantes (Aiba), por meio do Instituto Aiba (IAiba) e em parceria com o Instituto SLC, o Programa de Transferência de Tecnologia para o Pequeno Produtor através da Irrigação Localizada, incentiva a adoção de tecnologias de irrigação eficiente, assistência técnica continuada e orientação para o uso sustentável dos recursos naturais.

A ação contribui com o desenvolvimento socioeconômico de pequeno produtor rural, e mais do que equipamentos, se configura em conhecimento, inovação e novas possibilidades para fortalecer os pequenos produtores rurais. As entregas dos kits aconteceram entre os dias 4 e 5 de fevereiro, e impactaram 23 famílias nas comunidades de Puçazeiro, no município de Correntina, e de Pedras em São Desidério. Em outra oportunidade, o programa também entregou equipamentos em duas escolas técnicas nos municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.

A distribuição dos equipamentos é apenas uma das etapas do programa, que propõe o aumento de renda, inclusão social, segurança alimentar e melhoria da qualidade de vida das famílias atendidas.

“Por meio dessa ação, os pequenos produtores e a comunidade são orientados a cuidarem melhor do solo e fazer o uso racional da água, para que esse cuidado se transforme em produção e mudança de vidas, uma iniciativa do IAiba e do Instituto SLC, que promove a transformação social no campo”, gerente geral IAiba, Sunny Aaron. “Essas comunidades terão mais possibilidades de aumentar sua produção e a geração de renda, utilizando os recursos naturais de forma correta. E acreditamos que unindo forças traremos também melhorias”, complementa o supervisor executivo do Instituto SLC, Leandro Parker.

O projeto prioriza a transferência de tecnologia adequada à realidade do pequeno produtor, a ampliação da capacidade produtiva das propriedades rurais, incentivo ao uso racional e consciente da água, a redução de custos de produção e aumento da eficiência produtiva, o que se traduz em fortalecimento da autonomia do produtor no manejo da irrigação, a promoção da inclusão social e a permanência das famílias no campo.

Para o pequeno produtor rural da comunidade de Puçazeiro, Oliveiro Santos, o projeto é o incentivo que precisava para melhorar a renda da família. “Com esses recursos que a Aiba e a SLC trouxeram para nós, ficamos muito satisfeitos, pois é uma renda no nosso bolso. Estamos agradecidos, não só pelos kits, mas também pelo acompanhamento que é feito nesse projeto com as instruções para produzir de forma correta, e isso é muito bom”, revelou o agricultor, que também agradeceu as ferramentas e insumos recebidos por meio da ação.

Acompanhamento técnico, produtividade e sustentabilidade

Os produtores participantes do programa também recebem acompanhamento técnico, social e sustentável, incluindo assistência técnica contínua, com instruções sobre instalação e manejo correto do sistema de irrigação localizada, com orientações sobre planejamento da produção, escolha de culturas adequadas, e sobre o uso eficiente da água, promovendo a sensibilização ambiental e a preservação dos recursos hídricos, como explica o coordenador de campo do IAiba, João Vittor Saraiva.

“Esse projeto é fundamental para o aumento da produtividade das famílias atendidas, pois contribui para o desenvolvimento social, econômico e sustentável das comunidades. Com a irrigação localizada e o acompanhamento técnico, as famílias passam a produzir durante todo o ano, garantindo também alimento seguro para o consumo próprio e geração de renda”, diz o coordenador.

O acompanhamento social impacta diretamente na organização comunitária e na inclusão produtiva, por meio de capacitações e orientações práticas, voltadas ao aumento da produtividade e da renda familiar, contribuindo para uma avaliação posterior dos resultados produtivos, econômicos e sociais do projeto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Aiba

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário