Inmet emite alertas de tempestade para o Sul com risco de granizo e ventos fortes
![]()
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos de tempestade para a Região Sul do Brasil, com destaque para áreas do Rio Grande do Sul e do Sul catarinense. Os alertas indicam desde perigo potencial até perigo, com previsão de chuvas intensas, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo entre esta terça-feira (11) e a manhã de quinta-feira (12).
O aviso de perigo, válido das 9h de terça-feira (11) até as 6h de quinta-feira (12), prevê chuva entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia, além de ventos que podem variar entre 60 e 100 km/h e ocorrência de granizo. Segundo o órgão, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. As áreas mais afetadas incluem o Sudoeste, Sudeste, Centro Ocidental e Centro Oriental Rio-grandense, além da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Paralelamente, o Inmet também mantém um alerta de perigo potencial de tempestade, com início à 0h01 desta terça-feira (11) e término às 23h59 de quinta-feira (12). Nesse caso, a previsão indica volumes de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, ventos de 40 a 60 km/h e possibilidade de granizo. Os riscos são considerados menores, mas ainda há chance de danos pontuais à agricultura, queda de galhos, alagamentos localizados e interrupções no fornecimento de energia.
Esse segundo aviso abrange uma área mais ampla, incluindo o Sudoeste, Noroeste, Sudeste, Centro Ocidental, Centro Oriental e Nordeste do Rio Grande do Sul, a Região Metropolitana de Porto Alegre e o Sul Catarinense.
0 comentário
Frente fria avança e aumenta o risco de temporais no Sul e Sudeste
Inmet emite alertas de tempestade para o Sul com risco de granizo e ventos fortes
Corredor de umidade sobre o Brasil Central permanece até o Carnaval
Chuva volumosa persiste nesta terça e mantém alerta no Sudeste e Centro-Oeste | Previsão 10/02/2026
Chuvas continuam concentradas no Centro-Oeste ao longo desta semana
Área entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais tem alerta vermelho para chuvas acumuladas