Ação da Bayer recua diante de acordo sobre litígio relacionado ao Roundup
![]()
FRANKFURT, 18 Fev (Reuters) - As ações da Bayer caíram até 9,2% nesta quarta-feira, apagando ganhos do dia anterior, com os investidores questionando se um acordo proposto de US$7,25 bilhões em processos judiciais relacionados ao herbicida Roundup representaria uma reviravolta decisiva.
O grupo farmacêutico e de proteção de safras alemão anunciou na terça-feira à noite que havia chegado a um acordo para resolver dezenas de milhares de reclamações atuais e futuras de responsabilidade pelo produto, após anos lutando contra riscos legais relacionados ao Roundup, adquirido na compra da Monsanto em 2018.
O aumento de 7,3% das ações na terça-feira foi mais do que revertido por uma queda de mais de 8%, por volta das 10h45 (horário de Brasília).
Analistas do JPMorgan afirmaram que o acordo foi na direção certa, mas observaram que a Bayer não divulgou quantos demandantes devem aderir ao acordo para que ele prossiga, e também não ficou claro o quanto eles estariam dispostos a aceitar a oferta.
"Ainda há considerações a serem feitas, como a necessidade de aprovação do tribunal e a possibilidade de uma alta taxa de recusas", afirmaram.
No final da terça-feira, Markus Manns, gestor de carteiras da Union Investment, também alertou que a proposta "ainda não era o avanço que muitos investidores esperavam".
Tanto o JPMorgan quanto Manns afirmaram que muito ainda depende de uma decisão pendente da Suprema Corte dos Estados Unidos sobre o mérito geral das ações judiciais.
A Bayer solicitou ao tribunal que invalidasse as queixas, que se baseiam principalmente na legislação estadual, argumentando que a regulamentação federal a seu favor deveria ter prioridade.
Stephan Wulf, analista da corretora Oddo BHF, alertou que uma série de obstáculos legais deve ser superada para que o acordo entre em vigor, e que a opinião da Suprema Corte seria uma incerteza adicional.
"Isso ainda não está decidido", disse ele.
Um porta-voz da Bayer disse que o grupo não especularia sobre suas chances de sucesso na Suprema Corte, mas encaminhou à Reuters um parecer jurídico do procurador-geral dos Estados Unidos em dezembro, que mostrava que o governo do presidente Donald Trump concorda com a interpretação da Bayer sobre a lei em questão.
(Reportagem de Ludwig Burger, Patricia Weiss em Frankfurt e Tristan Veyet em Gdansk; reportagem adicional de Sanne Schimanski)
0 comentário
Presidente da APROBIO recebe a Medalha do Mérito Farroupilha na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul
Plano Safra pra quem? Analistas debatem se anúncio do Governo terá efeitos concretos para o produtor brasileiro
Plano Safra 26/27 terá R$525,1 bi para agro empresarial, com queda no custeio
Venda de máquinas recua 20,4% em maio e setor espera queda maior em 2026, diz Abimaq
Faesp: Plano Safra ignora realidade do campo e amplia preocupação com o futuro da produção
StoneX eleva previsão de vendas de combustíveis do ciclo Otto no Brasil em 2026