Porque a queda das tarifas derruba óleo de soja, soja e dólar?
Por Ronaldo Fernandes
Na soja, primeiro porque o mercado entende que, sem a principal arma do Trump, as tarifas, a China não vai ser mais obrigada a cumprir a compra dos 8 MMT adicionais. Ela já comprou 10 MMT e tem mais 3 MMT para destinos não conhecidos, que muito provavelmente são China também. Mas aí veio o aviso do Trump de que, além disso, iriam comprar mais 8 MMT, para chegar no mínimo a 20 MMT. Agora, sem tarifas, a China não é mais obrigada. Para ela comprar, o preço tem que estar competitivo.
🌏 Soja colocada na China
🇧🇷 BR U$ 472/t
🇦🇷 ARG U$ 483/t
🇺🇸 EUA U$ 522/t
A soja americana tem que cair muito para ficar competitiva. Mas vale ressaltar que o acordo de trégua entre China e EUA vai até novembro. Será que a China vai quebrar o acordo? Outro ponto: não é só sobre tarifas. Estão negociando terras raras e posição geopolítica envolvendo o Japão. Há outros assuntos na mesa onde a soja foi moeda de troca do Trump. A China pode, sim, continuar comprando.
Mas não é só China. Ontem (19), EUA e Índia anunciaram um acordo sobre o tarifaço, onde a Índia iria comprar mais óleo de soja dos EUA. Agora, com o fim da tarifa, a Índia precisa cumprir?
Esses pontos fazem os preços caírem, mas nada ainda é definitivo. A pergunta é: será que esses países, depois de acordo feito, vão se indispor com o Trump? A gente ainda não sabe.
💵 E o dólar?
O dólar já operava em queda com os dados de inflação dos EUA, o PCE e o PIB, que vieram bem abaixo do esperado. O PIB caindo indica que, se a economia já está naturalmente enfraquecendo, não precisa manter juros altos.
Mas depois da queda das tarifas, a queda do dólar acelerou, porque, na dúvida, o mercado vai para países emergentes. O dólar cai mais forte hoje no Brasil e na Argentina.
❓ É isso?
Hoje é notícia, mas ainda tem muita coisa acontecendo. Ninguém sabe qual é o plano completo, mas Trump disse que tem um plano B para as tarifas. Temos que ficar atentos, porque não parece que o assunto acabou. Além disso, Irã, Rússia e China vão fazer exercício militar juntos neste final de semana, no mar que já tem navios militares de Israel e EUA.
0 comentário
Suprema Corte dos EUA rejeita tarifas e reacende debate sobre exportações brasileiras de pescado
Índice STOXX 600 marca recorde após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Porque a queda das tarifas derruba óleo de soja, soja e dólar?
Coplacampo 2026 traz oportunidades para o planejamento no campo
Indústria de bioinsumos amplia ações de controle de qualidade para sustentar crescimento do setor e promover maior eficiência no campo
Indonésia fecha acordo com EUA que isenta de taxa café, óleo de palma e outras commodities