Importações de óleo de palma pela Índia sobem 10% em fevereiro, ao maior nível em seis meses
![]()
Por Rajendra Jadhav
MUMBAI, 3 Mar (Reuters) - As importações de óleo de palma pela Índia aumentaram 10,1% em fevereiro, atingindo o maior nível em seis meses, uma vez que o desconto cada vez maior em relação aos óleos concorrentes levou as refinarias a aumentar as compras e reduzir as importações de óleo de girassol, de acordo com cinco comerciantes.
O aumento das importações de óleo de palma e óleo de soja pela Índia pode reduzir os estoques na Indonésia e na Malásia, impulsionando os futuros do óleo de palma da Malásia e do óleo de soja dos EUA.
As importações de óleo de palma aumentaram para 844.000 toneladas no mês passado, o maior nível desde agosto de 2025, ante 766.384 toneladas em janeiro, de acordo com estimativas dos comerciantes.
Enquanto isso, as importações de óleo de soja subiram 8,7% em fevereiro em relação à mínima de 19 meses do mês anterior, para 303.000 toneladas, enquanto os embarques de óleo de girassol caíram 45,3%, para 146.000 toneladas.
As importações totais de óleo comestível da Índia em fevereiro caíram 1,4% em relação ao mês anterior, para 1,29 milhão de toneladas, devido a uma retração acentuada nas compras de óleo de girassol, segundo estimativas.
As estimativas excluem os embarques isentos de impostos que chegaram pelas fronteiras terrestres do Nepal, disseram os comerciantes.
Estima-se que a Índia tenha importado 70.000 toneladas de óleos comestíveis, principalmente óleo de soja, do Nepal pela fronteira terrestre em fevereiro, disse Rajesh Patel, sócio-gerente da GGN Research, empresa comercializadora de óleos comestíveis em Rajkot, Gujarat.
A Associação de Extratores de Solventes da Índia deve publicar seus dados de importação de fevereiro até meados de março.
“As importações de óleo de palma aumentaram porque ele estava mais barato do que os óleos concorrentes e agora as temperaturas também estão subindo. As refinarias começaram a acumular estoques”, disse Aashish Acharya, vice-presidente da Patanjali Foods Ltd, uma das principais importadoras de óleos comestíveis.
As importações de óleo de palma da Índia geralmente diminuem durante os meses de inverno, pois o óleo tropical se solidifica em temperaturas mais baixas, limitando seu uso nas regiões do norte do país.
As importações de óleo de palma devem aumentar ainda mais em março, depois que os comerciantes correram para fazer pedidos nas últimas semanas, quando o produto estava significativamente mais barato do que o óleo de soja, disse Acharya.
A Índia compra óleo de palma principalmente da Indonésia e da Malásia, e importa óleo de soja e óleo de girassol da Argentina, Brasil, Rússia e Ucrânia.
(Reportagem de Rajendra Jadhav)
0 comentário
Seguradoras marítimas de Londres ampliam área de alto risco no Golfo do Oriente Médio
No programa de Analisando sua Comercialização, Victor Cazzo abre canal direto para agricultores esclarecerem dúvidas de comercialização
Importações de óleo de palma pela Índia sobem 10% em fevereiro, ao maior nível em seis meses
Tropas israelenses realizam incursões ao longo de partes da fronteira libanesa, diz autoridade
Inflação na zona do euro pode aumentar com uma guerra prolongada no Irã, alerta economista-chefe do BCE
Petrobras não costuma repassar volatilidades repentinas ao mercado interno, diz CEO