Mudanças no clima levam cafeicultores a buscar tecnologia e dados na Femagri 2026

Publicado em 13/03/2026 15:11
Com mais de 100 estações meteorológicas, Cooxupé apresenta sistema de monitoramento climático que ajuda produtores a tomar decisões estratégicas nas lavouras

Depois das últimas safras serem impactadas por estiagens e temperaturas elevadas, o clima passou a ser um dos principais fatores de atenção dos cafeicultores brasileiros. Em um momento em que a produção nacional de café pode alcançar 66,2 milhões de sacas em 2026, segundo estimativa da CONAB, produtores buscam cada vez mais dados e tecnologia para conduzir o manejo das lavouras e proteger a produtividade dos cafezais.

Esse cenário estará em evidência durante a Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas, realizada de 18 a 20 de março, em Guaxupé (MG). Organizada pela cooperativa Cooxupé, a Femagri 2026 acontece das 8h às 18h e deve receber mais de 42 mil visitantes, entre produtores, técnicos e profissionais do agronegócio.

Durante o evento, o Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé apresentará um amplo monitoramento climático da produção cafeeira na área de atuação da cooperativa, baseado em dados coletados por mais de 100 estações meteorológicas e redes de pluviômetros distribuídas em regiões produtoras de 360 cidades do Sul e Cerrado de Minas, Matas de Minas e da média mogiana do estado de São Paulo.

Monitoramento climático para decisões estratégicas

O sistema da Cooxupé permite o acompanhamento da distribuição das chuvas ao longo dos últimos anos e compreender melhor o comportamento climático nas diferentes regiões produtoras, oferecendo aos cafeicultores informações importantes para decisões mais assertivas no manejo das lavouras.

De acordo com Guilherme Vinícius Teixeira, engenheiro agrônomo e responsável pelo setor na cooperativa, o espaço foi estruturado para aproximar tecnologia e prática no campo.

“Estaremos com diversas frentes demonstrativas que integram inovação, projetos estratégicos e suporte técnico ao produtor cooperado. A proposta é tornar a gestão da propriedade mais ágil e orientada por dados, contribuindo para decisões mais assertivas no manejo e no planejamento das lavouras”, destaca.

Projeto Café de Montanha

Outro destaque será a apresentação das primeiras entregas do Projeto Café de Montanha, iniciativa que busca viabilizar a produção em áreas com declive, anteriormente subutilizadas.

O trabalho envolve a sistematização do terreno para mecanização, plantio e futura colheita mecanizada. Durante a feira, os cooperados poderão acompanhar, por meio de uma tela interativa, a evolução das áreas atendidas e os resultados já obtidos, evidenciando como a tecnologia pode transformar regiões com limitações topográficas em áreas produtivas e economicamente viáveis.

A Femagri tem entrada gratuita e será realizada na Avenida Vereador Nelson Elias, s/n, bairro Japy, em Guaxupé (MG).

Serviço

Femagri 2026 – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas
Avenida Vereador Nelson Elias, s/n – Bairro Japy – Guaxupé (MG)
18 a 20 de março
Das 8h às 18h
Entrada e estacionamento gratuitos

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cooxupé

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário