Ações chinesas se recuperam; avanço na fabricação de chips ameniza preocupações com guerra no Irã
![]()
XANGAI, 16 Mar (Reuters) - As ações chinesas se recuperaram das quedas na tarde desta segunda-feira, à medida que notícias sobre um avanço nas tecnologias de fabricação de chips da China injetaram otimismo nos mercados em meio a um clima tenso com o agravamento da guerra no Irã e a próxima reunião entre os presidentes da China e dos Estados Unidos.
No fechamento, o índice de Xangai teve queda de 0,3%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou estável. O índice Hang Seng, de Hong Kong, subiu 1,5%.
As ações de Hong Kong se recuperaram após três dias consecutivos de quedas, já que os investidores aguardam os resultados dos gigantes Tencent e Alibaba em uma semana movimentada de balanços.
O otimismo foi ajudado por uma alta nas ações de fabricação de chips , desencadeado por uma reportagem da Reuters de que o Hua Hong Group da China desenvolveu uma tecnologia avançada de fabricação de chips que pode ser usada para produzir chips de IA.
Mas a incerteza persiste, já que não há sinal de um fim rápido para o conflito no Oriente Médio, que agitou os mercados globais e fez os preços do petróleo subirem.
A China disse na segunda-feira que está em comunicação "com todos os lados" sobre a situação no Estreito de Ormuz.
A situação do Irã também complica os resultados da próxima cúpula entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping, no final deste mês.
"Os acontecimentos recentes, especialmente no Oriente Médio, aumentaram a complexidade das perspectivas para a reunião", disse o Morgan Stanley em uma nota aos clientes.
Se a cúpula for cancelada ou adiada, "acreditamos que isso aumentaria as preocupações do mercado sobre o aumento da inflação e uma maior desaceleração do crescimento global".
A China disse na segunda-feira que está em comunicação com os EUA sobre a visita de Trump à China.
As ações relacionadas ao ouro, aos metais e ao setor de tecnologia sofreram uma queda acentuada, à medida que os investidores buscaram setores defensivos, como o de bens de consumo e o bancário.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,1%, a 53.751 pontos.. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 1,45%, a 25.834 pontos.. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,26%, a 4.084 pontos.. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,05%, a 4.671 pontos.. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 1,14%, a 5.549 pontos.. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,17%, a 33.342 pontos.. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,55%, a 4.868 pontos.. Em SYDNEY, o índice S&P/ASX 200 recuou 0,39%, a 8.583 pontos.
(Reportagem Redação Xangai)
0 comentário
Crescimento dos EUA acelera no primeiro trimestre
BCE mantém juros em possível última pausa antes de alta em junho
Dólar abre em queda no Brasil após Copom cortar juros
Itaú Unibanco eleva previsão para Selic no final de 2026 para 13,25%
Drones ucranianos atingem instalações petrolíferas russas a cerca de 1.500 km de distância
Diesel S-10 sobe mais de 7% nos postos do Brasil em abril, diz Ticket Log