Ações da China e de Hong Kong sobem com adiamento do ataque de Trump à rede elétrica do Irã
![]()
XANGAI, 24 Mar (Reuters) - As ações da China e de Hong Kong se valorizaram nesta terça-feira, depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, adiou a ameaça de atacar a rede elétrica do Irã, oferecendo um breve aumento no apetite pelo risco, mesmo com os investidores permanecendo cautelosos após a negação de Teerã de que qualquer negociação tenha ocorrido.
No fechamento, o índice de Xangai teve alta de 1%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,7%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, subiu 1,8%.
Os mercados globais recuperaram algum terreno depois que Trump citou discussões "produtivas" com as autoridades iranianas, embora algumas altas tenham perdido força quando o Irã disse que nenhuma negociação estava ocorrendo.
As fortes vendas na segunda-feira fizeram com que os índices de referência da China e de Hong Kong caíssem mais de 3%, suas maiores quedas desde o choque tarifário de Trump no ano passado, uma vez que a escalada do conflito no Oriente Médio provocou uma derrota global.
Os índices de energia onshore e offshore caíram 1,1% e 0,5%, respectivamente, enquanto as ações de metais não ferrosos se recuperaram, subindo 2%. As ações de materiais em Hong Kong subiram 4%.
Ações financeiras defensivas subiram 1,4%, liderando os ganhos onshore, com as ações de bancos subindo 1,8%.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 1,4%, a 52.252 pontos.. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 2,79%, a 25.063 pontos.. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 1,78%, a 3.881 pontos.. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 1,28%, a 4.474 pontos.. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 2,74%, a 5.553 pontos.. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,34%, a 32.612 pontos.. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,44%, a 4.862 pontos.. Em SYDNEY, o índice S&P/ASX 200 avançou 0,16%, a 8.379 pontos.
(Reportagem Redação Xangai)
0 comentário
Dólar acompanha exterior e cai ao menor valor em três semanas
Williams, do Fed, espera queda em preços de energia mesmo com recrudescimento do conflito no Oriente Médio
Petrobras pode retomar produção na Bolívia e ajudar a reestruturar YPFB, diz ministro boliviano
México apresentará queixas criminais nos EUA sobre mortes de mexicanos durante operações de fiscalização de imigração
Wall Street sobe com ganhos de setor de chips compensando inquietação com Oriente Médio
Irã diz ter atacado alvos militares dos EUA no Golfo Pérsico e sepulta líder assassinado