HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Inmet: Calor intenso atinge o Sul do Brasil e Mato Grosso do Sul a partir desta 6ª feira (27)

Publicado em 26/03/2026 17:12
As temperaturas podem ficar até 5 °C acima da média em áreas isoladas

Os modelos meteorológicos indicam que, a partir desta sexta-feira (27) um episódio de calor intenso deve atingir grande parte do Rio Grande do Sul, além de áreas do oeste de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. As temperaturas podem ficar até 5 °C acima da média em áreas isoladas, e esse padrão deve persistir, pelo menos, até a próxima segunda-feira (30). Nesse sentido, o INMET, não descarta a possibilidade de formação de uma onda de calor.

Incialmente, as temperaturas mais elevadas serão observadas no centro-leste do Rio Grande do Sul, com expansão para todo estado. Ao longo dos próximos dias, o calor deve se intensificar especialmente na faixa do centro-oeste gaúcho, onde, até domingo (29), as temperaturas máximas podem variar entre 36 °C e 38 °C. Na região central, os termômetros podem registrar 36 °C. Em Bagé e Uruguaiana, as máximas podem atingir cerca de 34 °C a 35 °C.

Gradualmente, o calor se estenderá para outros estados da Região Sul e para o Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas máximas podem chegar a 38 °C, especialmente em áreas do centro-norte. A Figura 1 mostra a anomalia de temperatura máxima para o domingo (29), com valores em torno de 7 °C acima da média.

Captura-de-tela-2026-03-26-134600
Figura 1: Previsão de desvio da temperatura máxima para o dia 29 de março de 2026. Fonte: INMET.

Esse episódio de calor está associado à atuação de um sistema de alta pressão sobre a região, especialmente entre os dias 27 e 30 de março. Esse sistema desfavorece a formação de nuvens, aumentando a incidência de radiação solar e, consequentemente a elevação das temperaturas. Em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o deslocamento desse sistema contribuirá para a manutenção de condições de estabilidade atmosférica, sustentando esse cenário até a segunda-feira (30), quando o sistema começa a se afastar para oeste, reduzindo gradualmente sua influência e, consequentemente, as anomalias de temperaturas.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Inmet

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário