Complexo soja volta a subir, liderado pelo óleo nesta 5ª feira, e grão tem leves ganhos em Chicago

Publicado em 09/04/2026 07:46
Novos altas do petróleo - pelo acordo EUAxIrã já começando a falhar - puxam o derivado

Logotipo Notícias Agrícolas

A quinta-feira (9) é de recuperação para o complexo soja na Bolsa de Chicago, com soja, farelo e óleo subindo. Depois do óleo despencar na sessão anterior, acompanhando a derrocada do petróleo, a recuperação hoje do brent e do WTI puxam também o óleo de soja, dando suporte ao grão nesta manhã. Por volta de 7h35 (horário de Brasília), os futuros da oleaginosa subiam de 3,50 a 4,25 pontos, levando o maio a US$ 11,66 e o julho e US$ 11,82 por bushel. 

O mercado se ajusta com os ganhos dos derivados, mas também à espera do novo boletim mensal de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) que será reportado hoje às 13h. Embora não sejam esperadas grandes surpresas, os traders se preparam para receber o boletim com os números atualizados - ou mantidos. 

Paralelamente, o mercado permanece atento ao cenário externo, com destaque para fatores macroeconômicos e geopolíticos, que continuam influenciando o fluxo de investimentos nas commodities agrícolas. O presidente americano Donald Trump voltou a ameaçar o Irã com ataques mais severos caso o acordo de cessar-fogo não seja cumprido. 

A trégua de duas semanas alinhadas pelos dois governos já se mostrou bastante frágil e muitos pontos já deixaram de ser cumpridos ontem, com ataques, inclusive, entre países vizinhos. E é esta incerteza que faz com que o petróleo volte a subir mais de 4% nesta quinta-feira. 

Outro ponto de atenção dos investidores permanece sendo a dinâmica de oferta na América do Sul. O avanço da colheita no Brasil e na Argentina, bem como o ritmo de comercialização, seguem no radar e ajudam a balizar as expectativas do mercado internacional, ainda que tragam alguma pressão potencial sobre os preços no curto prazo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário