Governo vai recorrer de liminar que suspendeu taxa na exportação de petróleo para algumas empresas
![]()
RIO DE JANEIRO, 9 Abr (Reuters) - O governo vai recorrer da decisão liminar que suspendeu a taxa de exportação de petróleo para algumas empresas, disse nesta quinta-feira o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, à Reuters.
"Naturalmente, vamos recorrer dessa decisão, e o recurso será apresentado pela AGU (Advocacia-Geral da União) em breve", afirmou.
A Justiça Federal no Rio de Janeiro deferiu liminar que suspende os efeitos de imposto de exportação de petróleo para as petroleiras Shell, TotalEnergies, Equinor, Petrogal e Repsol Sinopec, que entraram com a ação judicial, conforme decisão vista pela Reuters na véspera.
A decisão, datada de terça-feira, suspende os efeitos do imposto para as companhias desde a sua criação, em 12 de março.
A taxa, com alíquota de 12%, foi imposta por medida provisória pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como parte de um pacote de medidas que visa atenuar os impactos de uma disparada de preços internacionais de petróleo e de combustíveis para os consumidores brasileiros devido à guerra no Oriente Médio.
(Por Rodrigo Viga Gaier; texto de Roberto Samora; edição de Eduardo Simões)
0 comentário
Preços do petróleo sobem por lento progresso das negociações de paz entre EUA e Irã
Refinaria de petróleo em Moscou interrompeu produção após ataque de drones em 17 de maio, dizem fontes
Preços do petróleo sobem 3% para o maior nível em duas semanas
Petróleo sobe após ataque de drones a usina nuclear dos Emirados Árabes Unidos
Petrobras decide desenvolver bloco Aram e prevê produção até 2030, diz CEO
Petróleo sobe mais de 3% por temores de um novo combate entre EUA e Irã