Para CNA, Subcomissão Especial de Direito de Propriedade é estratégica para o setor
A CNA avaliou que a criação da Subcomissão Especial de Direito de Propriedade da Câmara dos Deputados, na quarta (8), é estratégica para o setor e vai ser fundamental na elaboração de propostas que tragam previsibilidade, segurança jurídica e estabilidade ao ambiente produtivo no campo.
A Subcomissão é ligada à Comissão de Agricultura da Câmara e terá como foco analisar temas fundiários como o direito de propriedade, invasões de terras, regularização fundiária, entre outros.
Para a CNA, a criação da Subcomissão representa um avanço institucional importante e sinaliza o reconhecimento da relevância do tema no cenário nacional, além de abrir espaço para um diálogo mais estruturado entre setor produtivo, especialistas e autoridades públicas.
O colegiado será presidido pelo deputado Evair de Melo (Republicanos-ES) e o deputado Pezenti (MDB-SC) será o vice-presidente. Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, o deputado Pedro Lupion (Republicanos-PR) será o relator.
A Subcomissão atuará na análise de propostas legislativas, promoção de debates sobre a questão fundiária e no acompanhamento de ações do poder público relacionadas à proteção da propriedade rural.
Além disso, a Subcomissão pretende construir um diagnóstico mais preciso da realidade fundiária no país e propor medidas que fortaleçam a segurança jurídica no campo, contribuindo para a redução de conflitos e maior estabilidade para os produtores rurais.
Ao assumir a presidência, Evair de Melo destacou a preocupação com o cenário fundiário atual. “Temos observado uma crescente fragilização do direito de propriedade no Brasil. O produtor rural enfrenta um ambiente de insegurança, e o Estado precisa agir com firmeza para garantir a legalidade e a paz no campo”, afirmou.
0 comentário
Ibovespa renova recordes com investidor de olho no Oriente Médio
Dólar volta a cair e se aproxima dos R$5,00 sob influência do exterior
Wall St encerra sem direção comum conforme investidores avaliam negociações no Oriente Médio
Reino Unido convocará mais negociações sobre Estreito de Ormuz na próxima semana, diz autoridade
Indústria de etanol afirma estar pronta para elevar mistura na gasolina: momento é oportuno
Irã queria negociar com Vance e conseguiu o que queria