Conab aponta colheita da soja em 88% no Brasil com chuva atrasando avanços em RS, PR e MS
![]()
As atividades nas lavouras de soja seguem avançando pelo Brasil. De acordo com dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último sábado (18), 88,1% das áreas da safra 2025/26 já foram colhidas. O índice subiu dos 85,7% registrados na semana passada, ficando atrás dos 92,7% do mesmo período de 2025 e dos 88,7% da média dos últimos cinco anos.
Até aqui, Mato Grosso e São Paulo já finalizaram os trabalhos de colheita, que seguem avançando em Mato Grosso do Sul e Goiás (99%), Paraná (98%), Minas Gerias (96%), Tocantins (95%), Piauí (89%), Bahia (78%), Santa Catarina (63%), Maranhão (58%) e Rio Grande do Sul (51%). Das áreas ainda em campo, 9,2% estão em maturação e 2,5% seguem em enchimento de grãos.
Os técnicos da Conab destacam que as chuvas dificultaram o avanço da colheita no Rio Grande do Sul, mas beneficiaram as lavouras mais tardias que estavam sob estresse hídrico. As precipitações também interromperam as atividades no Paraná, Mato Grosso do Sul e Pará.
A colheita já está na reta final em Goiás, Minas Gerais e Tocantins, enquanto seguem avançando na Bahia.
0 comentário
Conab aponta colheita da soja em 88% no Brasil com chuva atrasando avanços em RS, PR e MS
China pode buscar mais combustíveis alternativos e tendência dá suporte para preços da soja em Chicago
Preços da soja no Brasil tem 2ª feira de estabilidade e porto ainda nos R$ 128; Chicago fecha de lado
Farelo intensifica perdas e óleo, as altas; soja ainda opera estável em Chicago nesta 2ª feira
Safras & Mercado eleva estimativas de colheita e esmagamento de soja no Brasil
Colheita da soja chega a 50% da área cultivada no Rio Grande do Sul