Chanceler do Irã vai a Islamabad para retomar conversas indiretas com EUA
![]()
Por Saad Sayeed e Ariba Shahid
ISLAMABAD, 24 Abr (Reuters) - O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, é esperado na capital paquistanesa, Islamabad, nesta sexta-feira, para discutir propostas para retomada das negociações de paz com os Estados Unidos, mas não deveria se encontrar com os negociadores norte-americanos, disseram fontes do governo paquistanês.
Islamabad foi o local das conversações entre EUA e Irã sobre o fim da guerra que fracassaram no início desta semana.
A mídia estatal iraniana informou que Araqchi estava iniciando uma viagem que incluía visitas a Islamabad, Mascate e Moscou. A reportagem não fez menção a nenhuma conversa direta com os EUA.
Duas fontes do governo paquistanês cientes das discussões disseram que a visita de Araqchi seria breve para discutir as propostas do Irã para conversações com os EUA, que o mediador Paquistão transmitiria a Washington.
Não houve resposta direta de Washington à viagem de Araqchi, mas o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, falando no mesmo momento em que a notícia surgiu, disse que o Irã tinha uma chance de fazer um "bom acordo" com os Estados Unidos.
"O Irã sabe que ainda tem uma janela aberta para escolher sabiamente... na mesa de negociações. Tudo o que eles precisam fazer é abandonar a arma nuclear de maneira significativa e verificável", afirmou ele.
0 comentário
Wall Street sobe com por acordo entre EUA e Irã
Durigan defende discussão sobre possíveis ajustes no cálculo da inflação
Trump afirma que navios com petróleo estão saindo do Estreito de Ormuz
Varredura do Estreito de Ormuz em busca de minas pode levar semanas
Dólar cai ante real após EUA e Irã chegarem a acordo
Jovem Pan: Trump se reúne com aliados do G7 após anúncio de acordo com o Irã