Massa de ar frio derruba temperaturas no Sudeste e mantém tempo seco nos próximos dias
A massa de ar frio que avança pelo Brasil também provocou queda acentuada nas temperaturas da Região Sudeste nesta terça-feira (12), trazendo um cenário típico de outono, com amanhecer gelado, tempo seco e poucas nuvens em grande parte dos estados.
Segundo a meteorologista Giovana Barbosa, o frio ganhou força principalmente em São Paulo, sul de Minas Gerais e áreas do Rio de Janeiro.
“É um outono com cara de outono mesmo, com tempo frio e seco”, afirmou.
Segundo a especialista, imagens de satélite já mostravam o predomínio de céu aberto sobre boa parte da região. Em Ribeirão Preto (SP), por exemplo, a manhã começou com temperaturas próximas dos 6°C, condição incomum para uma região conhecida pelo calor intenso.
As menores temperaturas foram registradas no sul paulista, especialmente entre as regiões de Itapeva e Sorocaba, onde os termômetros ficaram entre 4°C e 6°C durante a madrugada. A sensação térmica acabou sendo ainda menor por causa dos ventos associados à massa de ar frio.
Já no norte do estado de São Paulo, em áreas próximas à divisa com Minas Gerais, como Franca, as mínimas ficaram em torno de 12°C. Em Minas Gerais, o frio também avançou sobre cidades do Triângulo Mineiro e da região central, incluindo Belo Horizonte, Uberaba e Uberlândia.
As temperaturas ficaram mais elevadas apenas no extremo norte do Espírito Santo e em áreas do norte mineiro, como Montes Claros e Januária.
Apesar do tempo firme predominante, a previsão aponta possibilidade de retorno gradual das chuvas no fim da semana. Segundo Giovana Barbosa, os modelos meteorológicos indicam uma pequena chance de precipitações entre sexta-feira e o próximo fim de semana.
Os volumes previstos, no entanto, ainda são baixos e insuficientes para reverter o cenário de tempo seco observado na região.
“São chuvas mais fracas, sem volumes expressivos. O Sudeste segue com tempo muito seco, bastante vento e poeira”, explicou.
Os acumulados previstos variam bastante entre as regiões. Em Araçatuba (SP), os volumes podem chegar perto de 25 milímetros, enquanto cidades como Ribeirão Preto e Jaú devem registrar algo próximo de 7 mm. Em Bauru, os acumulados previstos giram em torno de 10 mm.
No sul de Minas Gerais, cidades como Poços de Caldas e Lavras também podem receber chuva entre 10 e 20 milímetros nos próximos dias.
Até quinta-feira, entretanto, o predomínio segue sendo de tempo firme em praticamente toda a Região Sudeste. A expectativa é que a instabilidade avance apenas a partir de sexta-feira, atingindo áreas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
0 comentário
Massa de ar frio derruba temperaturas no Sudeste e mantém tempo seco nos próximos dias
TEMPO & CLIMA - EDIÇÃO 12/05/2026
Interior do Nordeste enfrenta tempo mais seco
Tempo seco prevalece na região Norte do país
Chuva chega e muda temperaturas no Centro-Oeste
Frente fria muda tempo e Sudeste enfrenta baixas temperaturas