Ações de China e Hong Kong fecham em baixa com dados fracos e guerra no Oriente Médio
![]()
XANGAI, 18 Mai (Reuters) - As ações da China e de Hong Kong encerraram em baixa nesta segunda-feira, com o foco dos investidores mudando das negociações entre os Estados Unidos e a China para a escalada das tensões no Oriente Médio e a liquidação de títulos globais, enquanto uma série de dados de atividade mais fracos do que o esperado também pesou sobre o sentimento.
No fechamento, o índice de Xangai teve queda de 0,09%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,54%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, caiu 1,11%.
O sentimento do mercado enfraqueceu depois que dados mostraram que o crescimento da China perdeu força em abril, com a produção industrial e as vendas no varejo ficando muito aquém das expectativas, enquanto a segunda maior economia do mundo enfrenta custos de energia mais altos devido à guerra no Irã e à demanda doméstica persistentemente fraca.
Novos ataques no Golfo empurraram os preços do petróleo e os rendimentos dos títulos para cima, diminuindo ainda mais o apetite por risco dos investidores.
Os investidores estão cada vez mais preocupados com a possibilidade de os bancos centrais apertarem ainda mais a política monetária para conter as pressões inflacionárias, ofuscando a cúpula Trump-Xi, que produziu resultados concretos limitados.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,97%, a 60.815 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 1,11%, a 25.675 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,09%, a 4.131 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,54%, a 4.833 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,31%, a 7.516 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,68%, a 40.891 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,15%, a 4.996 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 1,45%, a 8.505 pontos.
0 comentário
Williams, do Fed, espera queda em preços de energia mesmo com recrudescimento do conflito no Oriente Médio
Petrobras pode retomar produção na Bolívia e ajudar a reestruturar YPFB, diz ministro boliviano
México apresentará queixas criminais nos EUA sobre mortes de mexicanos durante operações de fiscalização de imigração
Wall Street sobe com ganhos de setor de chips compensando inquietação com Oriente Médio
Irã diz ter atacado alvos militares dos EUA no Golfo Pérsico e sepulta líder assassinado
Ibovespa sobe com melhora externa; SLC avança