Norte do Brasil terá chuva forte e acumulados elevados no Pará
A semana será marcada por chuva frequente e acumulados elevados em parte da região Norte do Brasil, principalmente entre o norte do Pará, Amapá, Roraima e áreas do Amazonas. Segundo a meteorologista Estael Sias, os maiores volumes devem se concentrar sobre municípios paraenses influenciados pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Os modelos meteorológicos indicam acumulados que podem ultrapassar os 100 milímetros ao longo da semana em áreas do norte do Pará. Em alguns municípios, como Gurupá, Antônio Lemos e Ilha Laguna, os volumes podem chegar entre 125 mm e 150 mm nos próximos dias.
A chuva também segue presente em pontos do Amapá, Roraima e norte do Amazonas, mantendo o padrão típico de instabilidade da região amazônica nesta época do ano.
Por outro lado, o cenário muda completamente no sul da região Norte. Entre Marabá e a divisa com Mato Grosso, a previsão é de pouca ou nenhuma chuva ao longo dos próximos cinco dias. O mesmo padrão deve predominar em grande parte de Tocantins, Rondônia e sul do Amazonas.
Em Paragominas, no Pará, a previsão indica chuva praticamente todos os dias da semana, com temperaturas elevadas variando entre 30°C e 32°C. A combinação entre calor e alta umidade favorece pancadas frequentes, algumas acompanhadas por trovoadas e chuva forte em momentos isolados.
A meteorologista também destacou que o programa especial sobre o El Niño, previsto para os próximos dias, vai detalhar os impactos esperados do fenômeno sobre as principais regiões produtoras do país nos próximos meses.
0 comentário
Norte do Brasil terá chuva forte e acumulados elevados no Pará
Nordeste terá chuva no litoral e tempo seco no Matopiba
Calor e tempo seco predominam no Centro-Oeste; chuva será isolada no MS
Semana terá redução da chuva e calor predominando em grande parte do Sudeste
Sul do Brasil terá início de semana chuvoso e retorno do tempo seco a partir de quarta
El Niño deve influenciar o clima no Brasil até 2027 e acende alerta para produtores rurais